sábado, 19 de novembro de 2016

Produzido artesanalmente, Queijo Serra da Canastra tem sabor inigualável.


“Ele tem sabor azedinho que permanece por muito tempo na boca”. Esta foi a definição encontrada por José Maurilio Leite, de 65 anos, conhecido como Mineiro, para o “Queijo Canastra”. Ele fabrica e vende queijos artesanais, o mesmo fabricado na Serra da Canastra, em Minas Gerais.                                                                                    
Para o queijo ter o sabor “canastra”, o processo de fabricação se faz por quatro etapas. Na primeirao queijo é consumido fresco, imediatamente após a produção; após dez dias, com a meia cura; o queijo de sessenta dias; e o queijo curado por seis meses, onde se extrai o pó de queijo e o queijo ralado. Além destas variedades, Mineiro produz requeijão, pão de queijo, queijo palha, doce de leite, manteiga, cural e pamonha de queijo. Tamanha experiência se deve ao fato de ter aprendido o ofício aos oito anos de idade e aperfeiçoou as técnicas após ingressar no Colégio Agrícola e estudar Laticínios. Além disso,frequentou os cursos de café e cooperativismo, cursos que até hoje o auxilia nos trabalhos e negócios.                                                                             

Pai de dois filhos e técnico agrônomo, Mineiro chegou ao Paraná em 1972, durante a “Crise da Ferrugem” no café. Trabalhou na região por 30 anos e comprou uma fazenda em Minas Gerais, onde permaneceu por dez anos. Mas, após um acidente, onde recebeu mais de 300 picadas de abelhas africanas, ele retornou a Ibiporã para ficar mais próximo aos familiares. “Desde fevereiro fabrico e comercializo meus produtos na feira de domingo”, afirma. Segundo o mesmo, uma peculiaridade do “Queijo Canastra” é o sabor “azedinho” e encorpado, que o torna apreciado em todo o mundo. “O Queijo Canastra surgiu na Itália, durante a 1ª Guerra Mundial, quando meu bisavô viu sua fabricação, de maneira simples, prática e artesanal. Ao fim da guerra, ele retorna ao Brasil e começa a fabricar o queijo em Minas Gerais”, relata o Mineiro.                    

Ele cita que o “Queijo Canastra” pode ser consumido de várias formas. “Diferente do Paraná, em Minas Gerais ele é ralado para comer com massas, misturado no arroz com feijão, em cima de carnes, doces e nos mais variados tipos de alimentos. Os mineiros produzem os melhores queijos e um dos segredos do “Queijo Canastra”, é que ele deve ser feito com leite não industrializado, além de não misturar o leite de vacas de raças diferentes”, afirma

Os interessados em conhecer os produtos “Serra da Canastra”, podem entrar em contato com o Mineiro, através do 3268-1870. Seu endereço é na Avenida Mário de Menezes, 1985. 

Nenhum comentário: