domingo, 27 de novembro de 2016

Morador de Jataizinho há mais 60 anos, Valdomiro Faccio dedica a vida a religião e no amor ao próximo.

Foi em 1954 que Valdomiro Faccio (79) chegou ao Sitio dos Valini e após três anos, em 1957, casou-se com Maria de Sousa Faccio (78) numa cerimônia realizada pelo Padre Eduardo, conhecido por Brucutú. A união resultou nos filhos Aparecido e Alice Faccio, nos netos André, Bárbara e Ana Alice e nos bisnetos trigêmeos Pedro, João e Francisco.                                         
Hoje, estabelecido na área urbana, ele recorda que desejava morar na “cidade”, uma vez que trabalhava na roça. Assim, em 1960 começou a realizar o “sonho” quando arrumou um emprego de servente de pedreiro. Posteriormente atuou numa máquina de café, na estrada de ferro e na Anderson Clayton, em especifico na colheita do algodão e como operador de máquinas. Ele também atuou no comércio de Massamu Inoue e por vinte anos no balcão da Casa Cardin, um empório de secos e molhados. Em meio ao trabalho, Valdomiro conciliou a vida religiosa, onde desde a época da área rural vinha de bicicleta para a cidade participar das missas. “Em 1972 o Concílio do Vaticano liberou os ministros para ajudar os padres. Junto com Mário Inoue fui um dos primeiros ministros, cargo que estou até hoje e onde dirijo um grupo de reflexão. Semanalmente leio e reflito o evangelho para enfermos, além fazer orações e dar a eucaristia”, cita.    
                                                                                     
Esta religiosidade, segundo Valdomiro, tem haver com a educação na infância, quando fez catequese. “Aos doze anos cantava na missa e queria entrar na Congregação Mariana, algo que aconteceu e me motivou a participar das reuniões. Ninguém é santo, mas temos que fazer o certo. Quando morremos voltamos para Deus e devemos amar o próximo através da fé e das boas obras”, relata Valdomiro, que é aposentado há mais de vinte anos e há cerca de 15 apresenta na Rádio Nova Geração “A Hora do Ângelus”, onde reza o terço, abençoa a água e fala sobre o Evangelho. O programa vai ao ar na 2ª feira das 18hs às 19hs. 

Nenhum comentário: