sábado, 19 de novembro de 2016

Arlindo Nunes, um desbravador dos esportes.


Quem conhece Arlindo Contato Nunes sabe que sua vida é dedicada aos esportes. Natural de Jataizinho, ele se iniciou nos esportes aos oito anos no karatê e aos doze partiu para o tae kon do. Lutando muay thai há oito anos, ele é ponta preta, instrutor e proprietário da Academia Team Fight. “Trabalho com crianças e adolescentes a partir de cinco anos e, ministro aulas para adultos”.O foco da academia é a disciplina, coordenação motora, parte física, eliminação de peso e condicionamento físico. São fatores que trazem benefícios a saúde. A academia tem atletas profissionais que estão competindo e que já foram para a academia Team Nogueira. Num evento recente trouxeram medalhas e hoje, Jataizinho possui quatro atletas com destaque no muya thay.
Além de professor, Arlindo Nunes luta MMA, participa de campeonatos e está no ranking. Apesar disso tudo, seu foco é preparar atletas e realizar eventos promocionais. “O maior intuito é ajudar as pessoas a ter uma vida diferente. Acima de 12 anos deixamos o aluno focado nos treinos para ter uma vida saudável como adulto. O foco é treinar e não abrir espaço para coisas relacionadas ao álcool e as drogas, presentes no cotidiano. Esta atividade é inédita na cidade e me empenho para que cresça”, declara.
Com uma rotina que não permite extravagancias, devido à necessidade da preparação e condicionamento físico, Arlindo Nunes treina três por dia, do meio dia as 15hs30, a parte física e sparing (socos) e à noite praticamusculação. A parte física é aeróbica, com polichinelo, corda e trabalhos de explosão para adquirir resistência, além de técnica de chutes em aparadores e sacos de pancada. “O MMA, se chama assim por ser artes marciais mistas ou Mixer Marcial Artes e leva o atleta a conhecer outros esportes. No inicio, colocaram um judoca e um carateca para lutar, por exemplo. Mas, alguns esportes se favoreciam, como o jiu jitsu. Houve a mesclagem e os competidores aprenderam outras modalidades, tornando o atleta completo. Ele conhece técnicas de boxe, muay thay, karate, tae kon do, capoeira e assim por diante”, afirma.
Com mais de 50 alunos, de todas as classes sociais e, saindo da cidade para competir, Arlindo Nunes vê isto como um mérito, pois obteve a confiança dos pais, que deixam seus filhos sob responsabilidade sua. “Levamos Jataizinho para fora com o MMA e artes marciais”, cita. No entanto, o custo não é baixo, pois envolve treinos, deslocamento, hospedagem, alimentação e pesagem. “Há competições que o aluno tem que eliminar de cinco a doze quilos num período muito curto. Para isto se aplica treinos e dieta rigorosa, além de desidratação, onde a disciplina é fundamental”, declara.
Quanto à disciplina, Arlindo Nunes ressalta ser essencial, pois é inadmissível um atleta brigar. Caso aconteça ele é demitido ou tem o contrato rescindido. “Caso veja um aluno em briga ou confusão, ele será advertido e convidado a se retirar da academia. No meio profissional, caso ocorra a situação, contrato e bolsa são cancelados. Não há preconceito, mas admiração, onde as pessoas querem fazer o que você faz. Mas, os treinos não são fáceis”, diz.
Nos treinos da academia Team Fight não há contato físico e são feitos em equipamentos. “Não há agressão, mas respeito com os amigos do tatame, que se aplica na rua, em casa e na escola. Os pais me elogiam devido a mudança de comportamento dos filhos, através da disciplina imposta. Além disso, observamos notas na escola, que influenciam na graduação das artes marciais”, ressalta.
Natural de Jataizinho, Arlindo Contato Nunes é filho da professora do ensino fundamental, Maria Helena Contato e do comerciante Arlindo Carneiro Nunes. Seu avô era dono da Cerâmica Contato, Guido Contato, oriundo da Itália. Seus avós paternos, já falecidos, se chamavam Aparecida Nunes e José Joventino Nunes. Mesmo no ramo das artes marciais, Arlindo Nunes é um jovem empresário, formado em Técnico em Agricultura. Foi atleta profissional de motocross por oito anos e possui diversos títulos paranaenses.

Nenhum comentário: