sábado, 19 de novembro de 2016

Dúvidas em relação à alimentação? Serviço de nutrição vai a sua casa para esclarecer e orientar quanto à alimentação saudável.

Nos últimos anos a população brasileira passou por uma mudança nos hábitos alimentares, aumentando o consumo de gorduras, açúcares e alimentos industrializados que contêm sódio. Os excessos levam ao aumento da pressão arterial e a obesidade. Além disso, a deficiência de alimentos como frutas, verduras e legumes são prejudiciais, pois se caracterizam na diminuição dos nutrientes presentes nelas, como fibras, vitaminas e minerais, prejudicando o funcionamento de muitos órgãos e levando a doenças como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e o mau funcionamento intestinal. Para formar novos hábitos alimentares é necessário iniciar uma reeducação alimentar, seguindo uma dieta com alimentos que contenham vitaminas e fibras, propiciando a quantidade necessária para uma vida saudável.                 
Para sanar as dúvidas quanto à alimentação, há sete meses a nutricionista ibiporãense Fúlvia Luz Medri, de 22 anos, iniciou o atendimento domiciliar nutricional com avaliação do paciente, seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado ou familiar. A nutricionista atende crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, obesos, pacientes com transtornos alimentares, diabetes, desnutrição, hipertensão arterial, gastrite, celíacos e insuficiência renal.                                                                          
Seu trabalho consiste na avaliação alimentar, onde é aplicado inquéritos (anamnese alimentar) para conhecer hábitos do paciente, horários, locais de alimentação, restrições e preferências alimentares.                                                  
A seguir é feita a avaliação clínica, onde se aplica um questionário para avaliar o histórico de doenças do paciente e da família, bem como o uso de medicamentos e exames laboratoriais. Esta avaliação é finalizada com análise física para se detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos aos cabelos ou anomalias.                              
A terceira etapa da consulta da nutricional consiste na avaliação antropométrica, onde através do peso e estatura se calcula o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais e pregas cutâneas. “Além destes exames fazemos a bioimpedância, um método moderno e de alta precisão para avaliar a composição corporal. Ele consiste na passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta freqüência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível. Isto permite medir o índice de massa corporal, o percentual de gordura corporal e gordura visceral e a massa magra. Não é indicado para gestantes e portadores de marca passo”, declara.                        
Além destes testes e exames, a nutricionista Fúlvia Luz Medri realiza a avaliação do gasto energético, onde o objetivo é conhecer a rotina do paciente através de dados relacionados às suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir destas informações se calcula o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente. “Com todas estas informações, são estabelecidas metas e objetivos”, afirma.                                                                                                                       
Fúlvia Luz Medri se formou em Nutrição pela Unifil de Londrina, em 2013. Atualmente ela faz especialização em Nutrição Clínica na prática atualizada, na Unifil. Quanto ao atendimento nutricional, ele é realizado no domicilio paciente e as consultas podem ser agendadas pelo telefone 99954-0262. 

Nenhum comentário: