domingo, 20 de novembro de 2016

Colônia Z3 protege direitos e garantias de pescadores em 28 municípios do Paraná


A Colônia Z3 de Pescadores abrange 28 municípios entre Itambaracá, Alvorada do Sul e Telêmaco Borba e integra a Confederação de Pescadores de Paranaguá. Segundo o tesoureiro Júlio Francisco Daniel e o presidente Natal Ferreira, a sede em Jataizinho tem dez anos e engloba os rios Tibagi, Paranapanema e afluentes. Ela fornece documentos que legalizam a profissão através da Carteira de Pesca, manutenção do INSS e defende garantias e benefícios sociais. A colônia vende redes e barcos a preços acessíveis, onde a rede completa custa 200 reais. Barcos de madeira são comercializados a oitocentos reais e de alumínio a partir de 2300 reais.                                                            
Por ser de corredeiras, há locais que a pesca foi interditada no Tibagi. Segundo Júlio Daniel isto porque ali o peixe é “indefeso” e assegura-se pescar 500 metros abaixo ou acima delas, conforme manda o IBAMA e o IAP.                         
Devido à imposição, um dos melhores locais para a atividade é a represa da Usina Hidrelétrica de Mauá, onde há pintado, piapara, barbado e pacu. “Peguei um pintado de 13 quilos na represa. Há pacus que variam entre 14 a 22 quilos e o maior peixe capturado ali e com registro fotográfico é um pintado de 45 quilos”, relata Júlio, que pesca desde 1984. Antes de ser pescador ele trabalhou em três frigoríficos por 26 anos, com doze anos na profissão criou cinco filhos e se aposentou pelo INSS.                                                 
Na atividade desde os anos 60, Natal já morou entre Sertanópolis e Primeiro de Maio na Água do Biguá e criou a família pescando. Ele revela que a última enchente aumentou a quantidade da pesca, mas estacionou as vendas devido a maior oferta, propiciando que os freezers dos pescadores estejam repletos da mercadoria. Foi em 1968 no Tibagi que ele fisgou um pintado de 35 quilos e na mesma época viu um peixe da mesma espécie com 45 quilos. “A Colônia Z3 é fundamental aos trabalhadores humildes e sem instrução que são os pescadores. Os defendemos através da emissão de documentos e a proteção de garantias e direitos que os legalizam perante o Estatuto da Pesca, além de os colocarmos em igualdade com trabalhadores de outros segmentos”, pontua.


Nenhum comentário: