quinta-feira, 10 de novembro de 2016

831 votos foi a diferença entre Dirceu Urbano e Vilsinho Quirino nas eleições municipais de Jataizinho.


Nas ultimas eleições foi eleito para prefeito Dirceu Urbano (PSC), com 4329 votos (55.31%). Já Vilsinho Quirino (PDT) teve 3498 votos (44.69%). Nas 28 seções foram 161 votos brancos e 374 nulos. Em relação aos vereadores, os nove primeiros foram eleitos da seguinte maneira:
Alex Faria (PRB) com 424 votos (5.64%)                                                               
Jorginho (PPS) com 402 (5.35%)                                                                                
Toninho Brandão (PTC) com 374 votos (4.98%)                                                         
Tizil Encanador (PSC) com 362 (4.82%)                                                                            
Dim Dim (PV) com 353 votos (4.70%)                                                                    
Laércio Quitéria (PR) com 347 votos (4.62%)                                                           
Adir Leite (PC do B) com 308 votos (4.10%)                                                                      Gordo (PDT) com 268 votos (3.57%)
Bidu
Já os outros candidatos obtiveram a seguinte votação:

Soninha Enfermeira (PSDB) com 323 votos (4.30%)                                                  
Helio Carmen (PSC) 4.06% - 305 
Clóvinho (PSC) 3.58:% - 269
Marcinho (PP) 3.47% - 261
Cintia (PR) 3.35% - 252
Igor Sabará (PTC) 3.23% - 243
Anderson Silva (PRB) 2.83% - 213
Marquinhos Batera (PTC) 2.49% - 187
Emerson Anacleto (PTC) 2.35% - 177

            Após o pleito, a população cria expectativas em relação aos novos governantes, alem de existir as demandas naturais relacionadas à saúde, transporte, educação, emprego e demais aspectos. Cabe aos políticos distinguir e atender demandas que favoreçam a todos. Em busca de algumas destas demandas, a Folha de Jataizinho ouviu a opinião publica.

            A eleitora Marlei Almeida afirma que a política deve ser feita com honestidade e sem “jogo sujo”. Ela viu que nestas eleições, não apenas Jataizinho, mas outras cidades tiveram a mudança de pensamento voltada para a renovação das Câmaras dos Vereadores e das Prefeituras. Sem muito “traquejo” na política, Marlei ressaltou que durante a campanha aderiu a sugestões para contribuir e beneficiar o município em diversos aspectos, como mais investimento em saúde na contratação de especialistas em diversas áreas, além de mais atenção no transporte público e setores como educação, moradia, e transporte público.

Laís Regina (20) mora no centro e espera que os próximos governantes trabalhem para acabar com as diversas carências no município. Em sua opinião a população sofre ao se deslocar diariamente a Londrina e Ibiporã para trabalhar, estudar e até para comprar determinados produtos. “Isto é uma necessidade primordial para melhorar o município”, pontua Laís, que hoje está desempregada.

Douglas Rodrigues (31) é autônomo e mora no Conjunto Antônio José Vieira. Ele espera que os políticos eleitos atraiam indústrias e empregos à cidade, uma vez que em sua opinião, o deslocamento a Londrina e Ibiporã, diariamente, gera custos, além do risco de acidentes.

Daiane da Silva (29) mora na Vila Frederico e atua como domestica. Para ela os políticos devem investir em saúde através da oferta de mais remédios e médicos nos postos, como pediatra e clinico geral. Grávida de cinco meses, ela faz pré natal na unidade de saúde. Quanto ao emprego, ela atua em Londrina e declara que sua maior dificuldade é enfrentar o ônibus lotado, algo ruim.

Alexandre Santos (36) é gari na prefeitura. Sua esperança é que os próximos gestores melhorem condições de trabalho, benefícios e salários dos funcionários públicos. “O atual prefeito ajudou em diversos aspectos, no entanto é preciso avançar e outros aspectos e também em alguns aspectos na cidade, como por exemplo, a infra estrutura nos postos de saúde”, afirma.

O ex-prefeito Humberto Chamilete espera que o próximo prefeito cumpra as promessas de campanha e que também assuma o compromisso junto à população. “A cidade não pode ficar parada no tempo como está hoje. A população não suporta viver com esta situação e deseja o progresso imediato e mudanças que tragam resultados. Os novos vereadores devem ser conscientes e cobrar do prefeito ações e projetos para melhorar a vida do cidadão”, pontua.

Nenhum comentário: