sábado, 19 de novembro de 2016

Multinacional Norte Americana, em parceria com a Agroterra, desenvolvem projeto ambiental no Caic da Vila Esperança.

Está em funcionamento no Caic da Vila Esperança, um projeto da empresa norte americana DuPont,onde os alunos receberam um caderno de atividades com temas referentes à preservação do meio ambiente, saúde e segurança do agricultor. O projeto, em parceria com a Agroterra, tem o apoio do representante comercial da DuPont, Eloi Müller, da analista de marketing da multinacional, Deborah Costa, e da engenheira agrônoma da Agroterra, Roberta Rossato. A empresa ibiporãense é distribuidora dos produtos DuPont, que tem entre seus valores fundamentais o respeito às pessoas, ao meio ambiente e a preocupação em promover a saúde e segurança no campo. No lançamento do projeto, os representantes da DuPont e da Agroterra conheceram o trabalho ambiental desenvolvido no Caic, que consiste em jardinagem, horta e minhocario com produção de húmus e compostagem.
Segundo a pedagoga Silvia Aparecida dos Santos e a professora Leonir Aparecida Pedro, o projeto é desenvolvido com alunos do 5º ano, em período integral. “Levamos a proposta para a secretária de educação, Maria Margareth Rodrigues Coloniezi. Após uma conversa com o prefeito José Maria Ferreira, foi viabilizada a implantação do mesmo”, afirma Leonir. Ela cita que o objetivo é conscientizar os alunos quanto à necessidade e responsabilidade sobre a conservação do meio ambiente. No Paraná, apenas o CAIC e outra escola em Maringá participam do projeto. “Para nós é vantajoso, já que ganhamos recursos como um computador e impressora, além do concurso de desenho e redação, onde o tema é “O agricultor visto como um herói”, premiar o melhor desenho e as duas melhores redações com uma bicicleta”, cita.
Além deste projeto, o Caic desenvolve o “Mais Educação na Escola” e, dentro dele há a modalidade ambiental, onde existe todo um planejamento da educação ambiental que envolve todas as disciplinas. São desenvolvidas atividades que atendem os quesitos para as disciplinas interagirem, além de atividades práticas que ensinam a importância da preservação dos recursos ambientais. “Os alunos da Educação Ambiental são conscientes quanto à preservação do meio ambiente, além de demonstrar interesse, responsabilidade e comprometimento, algo importante na formação do caráter. A educação ambiental está inserida no Plano Pedagógico das escolas. Quando trabalhada com qualidade e participação ativa dos alunos, são atribuídos ótimos resultados, sendo fundamental na formação de opinião dos estudantes. Hoje o Caic é referência em educação ambiental e o trabalho não fica restrito a escola, pode ser desenvolvido em fundos de vale, praças públicas, rios e matas ciliares” declara a professora.
Vendo de forma positiva todos os projetos, Leonir Aparecida cita que há possibilidades futuras, de todos os alunos estudarem em período integral. Hoje, quem está inserido nos projetos permanece cerca de sete horas na escola, onde três horas são destinadas a projetos e atividades e, as outras quatro horas destinadas ao ensino. “Para o funcionamento correto, é importante citar o comprometimento da secretaria de educação e prefeitura, que fornecem a estrutura como almoço e transporte escolar gratuito”, finaliza.


Nenhum comentário: