domingo, 20 de novembro de 2016

Caminhão hidrovácuo é contratado para desentupir bueiros e redes pluviais em Ibiporã.

A Administração Municipal contratou um caminhão hidrovácuo para desobstruir bueiros e redes pluviais. A pequena equipe tinha dificuldades em atender a demanda e há mais de 500 bueiros entupidos, causando transtornos como dengue, infiltrações, deterioração e má conservação do asfalto. O Secretário de Obras Alexandre Casagrande, afirma que foram traçadas metas para este ano. A limpeza dos bueiros e redes pluviais é uma delas. “Por licitação contratamos um caminhão hidrovácuo que remove e armazena detritos. A cada duas horas eles são conduzidos ao aterro sanitário”.                      
As ruas Santa Catarina, Clotário Portugal, João Barreto e Saldanha arinho já foram contempladas. As ruas serão atendidas conforme o número de bueiros e de acordo com a logística do caminhão, que depende de um carro pipa abastecendo-o. O contrato de 12 meses prevê mil horas de atividade e o trabalho será executado do Jardim Bom Pastor ao Terra Bonita.                
Alexandre Casagrande ressalta que o trabalho da Prefeitura não é válido se a população despejar lixo na rua. “Não pode varrer folhas, latas, reciclados, pedras, entulho de construção e outros itens para o bueiro. Estes objetos causam entupimento e vão para os rios, causando poluição e prejudicando o meio ambiente. Cabe ao cidadão ser crítico e cívico para conter tais ações. O poder publico faz seu trabalho, mas se a população fizer da rua um ‘canteiro de obras’, o trabalho será em vão”, ressalta.                                                                                  
O servente de pedreiro Mauricio Timóteo acompanhava o trabalho do caminhão. Ele afirma que na época das chuvas a água fica parada, criando transtornos. “Os gestores da prefeitura mostram excelência e preocupação com a infra-estrutura ao executar esta ação”, ressalta.                                                                       
O comerciante Geraldo Carvalho também afirma que em épocas de chuva, com a rua inundada, os riscos de acidente no trânsito aumentam. “O morador deve ter consciência, preservar as redes pluviais e o meio ambiente”.                      
Caso o cidadão observe bueiros e redes pluviais entupidas e mesmo que o serviço não esteja na programação, é possível ligar na secretaria de obras e solicitar o atendimento. A prefeitura é um canal aberto a população e o contato é através do telefone 31788620, em horário comercial. 

Nenhum comentário: