quinta-feira, 28 de julho de 2016

Você conhece os Museus de Rolândia?


Rolândia possui três museus e um Centro Histórico que está sendo construído na antiga estação ferroviária da cidade. Eles são o Museu Municipal, o Museu da Imigração Japonesa e o Museu de Cera da Igreja Matriz. Também existem alguns de propriedade particular, como o da Fazenda Verseroda, onde abriga um pequeno acervo sobre a imigração de seus antepassados e relíquias trazidas da Alemanha nas décadas de 30 e 40.

Museu Municipal: Criado pela lei nº 1.939/89, reúne documentos, objetos, depoimentos de pioneiros e fotos que contam a historia do município, Possui ainda um acervo com obras de arte e apoia artistas da cidade e região promovendo exposições e divulgações dos mesmos. É mantido pela Administração Municipal e localiza-se na Avenida Presidente Bernardes, 656, ao lado da Igreja Matriz de São José. Nele o visitante pode ver obras em telas a óleo de artistas alemães que vieram refugiados da Alemanha e de outros países da Europa e também do Japão. Há diversos objetos utilizados pelos pioneiros, bem como utensílios domésticos e agrícolas, fotografias, documentos de posses de terras e títulos que datam dos anos 30. O Museu Municipal abriga ainda aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos dos anos 40, 50, 60 e 70.

 Museu Agrícola: O Museu Agrícola ou Museu Japonês, fica no Centro Agrícola Japonês e se encontra na zona oeste da cidade, na estrada que vai para o município de Pitangueiras. Construído numa parceria entre o Centro Experimental e Aliança Cultural Brasil – Japão, foi inaugurado por ocasião dos festejos dos 70 anos de Imigração Japonesa no Paraná (Imin – 70) em junho de 1978. Nele é possível apreciar peças ligadas à agricultura, assim como pinturas, minerais, grãos, roupas, além de um típico jardim japonês. Foi construída também uma casa de palmito, reprodução do rancho habitado inicialmente pelos imigrantes, contendo todos os utensílios da época. Possui ainda uma estátua de bronze em tamanho natural que mostra uma família de imigrantes japoneses.

 Museu de Cera da Igreja Matriz: A Igreja Matriz de Rolândia abriga um Museu de Cera com várias personalidades brasileiras e estrangeiras (religiosas e históricas). No total são 20 estátuas em tamanho natural, todas esculpidas em cera de abelha. Ele abriga pessoas consideradas como “santas” pela Igreja Católica como os papas, outros religiosos e personalidades do mundo. O Museu de Cera fica no mezanino da igreja, na parte posterior, um pouco antes da entrada da torre recém-construída e a inauguração do espaço aconteceu em dezembro de 2014. s celebridades representadas em cera no museu são: Charles Chaplin, Madre, Teresa, Einstein, Senna, Santos Dumont Martin Luther King, Gandhi, Hebe, Lady Di, Mazzaropi, Chico Xavier, Marilyn Monroe, John Kennedy, Elvis, Mandela, Dom Hélder Câmara, Papa Francisco e João Paulo II.  


Com a colaboração de Homero José Dias Filho, graduando em História pela UEPG.

Nenhum comentário: