quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nova geração teatral surge em Cambé através do apoio da FUNCAC.


Os últimos anos tem sido de grande efervescência e realizações para o teatro em Cambé em eventos que tem chegado a várias cidades da região. Esta mobilização em torno de jovens talentos tem sido possível graças a uma produtiva parceria da Funcac (Fundação Cultural de Cambé) com o ator, diretor, dramaturgo e poeta Valdir Rodrigues, além do notável empenho e interesse de Márcio Berguin Martin e José Anésio Montini em prestigiar a cultura da cidade através de oficinas gratuitas para crianças e jovens.                           

Valdir Rodrigues é poeta desde os anos 90, tem um livro publicado e outro para ser lançado ainda este ano; realiza recitais e performances de poesia em eventos e abertura de shows (como fez na Expo Londrina em 2005) e colabora com blogs no Brasil e Europa. Ele é criador do neo-romantismo literário e escreve peças modernas e de curta duração no estilo chamado de Nova Dramaturgia. Rodrigues morou alguns anos em Portugal e tem um intercâmbio permanente com artistas europeus (como o escritor José Bivar). Por aqueles mares, Valdir escreveu textos para grupos teatrais; atuou e se apresentou com o monólogo “Quando eu morrer, quem vai chorar por mim?” no III Festival Internacional do Algarve (2008). Em Londrina ele coordena o Núcleo Teatral do “Batuque na caixa”, projeto que também tem parceria com a Funcac nas oficinas de literatura realizadas na Praça CEU e com grandes resultados em 2015.                                                                                                                                            
Seu trabalho de formação de atores em Cambé vai além da arte de atuar, pois Valdir Rodrigues dá acesso ao seu conhecimento literário e a outras funções que permeiam o espaço cênico como iluminação, direção e sonoplastia. Por isso, talentos como Anna Bacinello, Maria Eduarda Trevisan e Dayane Bueno já colaboram nas montagens da turma.                                                           
Nestes últimos anos, montagens infanto-juvenis como “Ninguém tem mais medo de monstros”; “Malas a Estibordo” e “A mulher que pensava ser esperta” foram apresentadas ao público de Cambé e região em locais fechados e praças públicas, sempre com apoio da Funcac. Para o público adulto, Rodrigues encenou “Quando eu morrer, quem vai chorar por mim?” com a trilha sonora inédita de Aldo Moraes e direção de Anna Bacinello. Este ano, ele também dirigiu “A Paixão de Cristo” em Cambé.                                                                       
Este trabalho de formação, com amplo acesso a cultura e cidadania promovido pela Prefeitura de Cambé e Funcac é um exemplo a ser seguido, pois permite um futuro melhor para as novas gerações e a garantia de um dos maiores patrimônios que uma cidade pode ter: preservação de sua memória através da cultura e educação cidadã!


Nenhum comentário: