domingo, 24 de julho de 2016

Campanha da Igreja Nossa Senhora da Paz, de Ibiporã, arrecada alimentos e se baseia na “Obra da Misericórdia”.


Segundo o padre da Igreja Matriz, Vagner Rodrigues Pereira, que está no município desde 9 de fevereiro de 2015, o Papa Francisco tem chamado os fiéis da Igreja Católica a realizar as 14 Obras da Misericórdia. São sete corporais (Dar de comer a que tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Dar pousada aos peregrinos; Vestir os nus; Visitar os enfermos; Visitar os presos e; Enterrar os mortos) e sete espirituais (Ensinar os ignorantes; Dar bom conselho; Corrigir os que erram; Perdoar as injúrias; Consolar os tristes; Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e; Rezar a Deus por vivos e defuntos. “Baseado nas palavras do Padre Francisco, a Conferência dos Vicentinos está arrecadando roupas e alimentos para as famílias carentes. A conferência, que nasceu de São Vicente de Paulo, tem um olhar caridoso às pessoas que estão passando por necessidades”, diz o padre. Ele complementa que os colaboradores distribuem um folheto na missa, onde se especifica os alimentos que podem ser doados, como feijão, arroz, farinha, óleo e outros que compõe uma cesta básica. No domingo seguinte a pessoa traz o que pegou.              
O padre ressalta que além dos alimentos a igreja também arrecada roupas e itens de higiene pessoal. Geralmente as procuras ocorrem na secretaria paroquial, onde as famílias deixam nome e endereço e se observa a necessidade. As paróquias da Nossa Senhora das Graças, no Caluana; a Matriz Nossa Senhora da Paz e; a do Jardim São Rafael, ajudam as famílias, independente da religião, através das 18 conferências vicentinas. “É fundamental o papel da igreja, que ajuda os mais carentes através do trabalho social. Em 2014 a Igreja Católica ajudou mais de 60% da população carente no Brasil em diversos aspectos. Isto se baseia em estatísticas e estudos na CNBB, que abordou as obras de caridade. A humanidade e o ser humano esta acima de tudo. Em Ibiporã se observa o valor humano em todas as igrejas da cidade, independente se católicas ou evangélicas”, diz.                                               
Tendo a visão que a igreja interage na sociedade, o padre Vagner Rodrigues Pereira diz que a desestruturação familiar causa problemas ligados a violência em diversos aspectos. “Se não houver valores a pessoa está apta a ilegalidades ou ilicitudes. Por isto, a religião é uma das bases familiar”, diz o padre. Ele finaliza dizendo que mesmo se a pessoa não for à missa, ela pode fazer sua doação na secretaria paroquial.

Nenhum comentário: