domingo, 24 de julho de 2016

Delegado Roberto Fernandes é transferido para Cambé.


O delegado Roberto Fernandes, após dois anos de atuação em Ibiporã foi transferido para Cambé por solicitação dos deputados Cobra e Tiago Amaral. Com mais de sete anos de experiência no cargo, em Ibiporã ele optou pela linha investigativa para combater o tráfico de drogas, roubos e furtos. Foram várias operações, onde por exemplo se prendeu mais de 20 traficantes de duas quadrilhas usando a tecnologia. “Instruímos os inquéritos com várias provas (fotografias, vídeos, cruzamento de dados telefônicos, cadastrais e bancários), por conseqüência o índice de condenação é elevado”, diz.                                   

Outros casos elucidados foram os de roubos a comércio e residências, como a tentativa de latrocínio em frente a um banco. Por meio de imagens das câmeras do comércio e por depoimentos de testemunhas prendeu-se os bandidos. “As câmeras do comércio e da prefeitura ajudam muito a policia. É a tecnologia contra a marginalidade”, diz. Outra forma da sociedade contribuir é participando dos conselhos de segurança ou do “Vizinho Solidário”. “Em dez meses conseguimos ativar o Conselho de Segurança, que tem a frente o pastor José Vilande e o padre Vagner Rodrigues Pereira. Foram agregados diversos segmentos e o conselho ficou democrático”.                                                             

Mesmo com a grande atuação, a polícia sofre com o número reduzido de funcionários, mesmo assim, são policiais e investigadores zelosos, abnegados, destemidos, competentes, vocacionados e comprometidos com a população. “Estamos para cumprir a lei e a comunidade pode se aproximar de nós e dos conselhos de segurança e tutelar, principalmente quem tem filhos adolescentes ou vizinhos que tenham problemas de violência ou infrações. Em caso de denuncia a mesma é encaminhada ao Ministério Público. No entanto é interessante colocar os adolescentes em cursos ou para trabalhar. O ócio é prejudicial e pelos estudos se constrói um futuro melhor”, relata. O delegado também diz que a parceria com a prefeitura se expande além das câmeras e se reafirmou pelo atendimento médico nas celas. Intercaladamente o município cede um médico, evitando o risco da escolta de presos a hospitais. Quando um policial não está na escolta ele investiga.                                                         

Roberto Fernandes se despede com sentimento de obrigação cumprida e ressalta que graças ao trabalho da policia, Ibiporã, em proporção e relação a cidades menores não é violenta e a população deve ficar tranqüila. “Muitos criminosos migram de Londrina para cá. O exemplo está no último homicídio registrado, onde vitima e autor eram da cidade vizinha. Não há fuga de presos em massa devido o cuidado redobrado na carceragem. No entanto a Secretaria de Segurança do Estado deveria acompanhar o crescimento demográfico e da criminalidade, investindo na contratação de pessoal e compra de veículos para não haver defasagem e o combate ao crime ser mais efetivo”, pontua. 

Nenhum comentário: