segunda-feira, 25 de maio de 2009

Proposta da caravana do desmamento em Londrina e região

A Caravana Comunidade Segura 2009, irá percorrer o Brasil pela sexta, passando por todas as 27 capitais do país (e Londrina interior do Paraná) . Continuam como seus objetivos principais a qualificação do debate sobre segurança pública e a aproximação de atores públicos e sociais, uma tendência nacional que vem se consolidando por vários processos paralelos e caminha para seu clímax na Conferencia Nacional de Segurança Pública em Agosto. Após ter divulgado boas práticas e desenvolvido os temas: Controle de Armas, Desenvolvimento Institucional das Políci as, Juventude e Violência Armada e Política de Drogas, a Caravana 2009 terá como foco a política nacional de controle de armas e seu cumprimento, além do desarmamento continuado da população, buscando qualificar a mobilização para as conferencias municipais, estaduais, livres e nacional de segurança pública e garantir a inserção desta temática. O problema da segurança pública no Brasil passa por estes quatro temas, por isso a sua integração será abordada, apontando para exemplos práticos e indicadores de acompanhamento.

A Rede Desarma Brasil e o Ministério da Justiça, nesta parceria pela continuidade e ampliação da Caravana, pretendem criar as condições para futuras campanhas de desarmamento, ampliação da Rede e fortalecimento de seus Comitês. O fomento d o engajamento de ONGs, grupos religiosos e movimentos sociais e a contínua capacitação destes setores para o debate sobre segurança pública e possíveis parcerias com o setor público, é uma tarefa fundamental a ser cumprida conjuntamente pelo governo e sociedade civil organizada. O sucesso da aprovação e implementação do Estatuto do Desarmamento, que comprovadamente reduz as mortes por armas de fogo, viabilizada pela reunião do poder público com a Rede Desarma Brasil é uma comprovação da importância destas iniciativas agregadoras.

A Caravana Comunidade Segura 2009, é uma realização da OSCIP Viva Comunidade e da Rede Desarma Brasil, com o apoio do Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça.

PROPOSTA DE ATIVIDADES EM LONDRINA:

29 de maio de 2009 SEXTA - 18:30 até 21:00hs

Sede do CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina / Sinduscon
Av. Maringá nº 2.400 (próximo rotatória ig apó 2)

- Apresentação pela Rede Desarma Brasil do propósito da Caravana do Desarmamento.
Heather Sutton
Coordenadora de Mobilização, Área de Controle de Armas, Mobilization Coordinator, Arms Control e Instituto Sou da Paz

- Pronasci - Londrina Primeira região metropolitana do Brasil e se integrar ao Pronasci-PR
Benjamim Zanlorenci
Coordenador Estadual do Pronasci

Nenhum comentário: