quarta-feira, 27 de maio de 2009

Lei municipal proíbe venda de armas de brinquedo

Na semana em que Londrina recebe a Caravana Comunidade Segura 2009, a cidade poderá comemorar grandes avanços em prol da promoção da cultura e da educação para a paz. Com a criação da ONG Londrina Pazeando em 2002, segmentos representativos da cidade iniciaram um processo de debate sobre o tema fortalecendo, a cada ano, o Movimento pela Paz e Não-Violência.

No Legislativo londrinense o assunto ganhou forma "legal" com aprovação de leis que instituíram a Semana da Paz em 2001 e o Conselho Municipal da Cultura de Paz, em 2007. Mas não é só. Em 2003, a vereadora Sandra Graça (PP) foi a autora da lei municipal 9.188, que proibiu a comercialização de armas de brinquedo no município de Londrina. Para surpresa da vereadora uma pesquisa recente realizada pela sua assessoria mostrou que muitas lojas da cidade não comercializam mais este tipo de brinquedo em respeito à legislação municipal. A pesquisa foi realizada no dia 15 de abril, data na qual se comemora "O desarmamento infantil".

"Fiquei muito feliz com a informação principalmente porque demonstra o respeito por uma lei aprovada por esta Ca sa. A adesão dos comerciantes ainda não é total mas certamente aqueles que respeitam a legislação, contribuem para disseminação de uma cultura de paz", disse Sandra Graça. E completou: "Este é o verdadeiro fruto de uma atuação política saudável e a serviço da comunidade". A ex-vereadora Márcia Lopes também assina a matéria. O texto completo da Lei 9188/2007 pode ser encontrado no site http://www.cml.pr.gov.br/.

Nenhum comentário: