quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sandra Moya assume Secretaria de Cultura tendo por objetivo intensificar parceiras e intercâmbios

A vice-prefeita, Sandra Moya, assumiu a pasta da Secretaria de Cultura. Não é de hoje que Sandra se dedica à área cultural. Ela atuou como professora de dança, coordenou e fundou a Escola de Ballet da Fundação Cultural na gestão do José Maria e também foi Secretária de Cultura na gestão anterior. Além da secretaria, Sandra Moya vai trabalhar no executivo, elaborando projetos junto às secretarias, em busca de recursos para o município.

Quanto a Cultura, em entrevista ao Nossa Terra, Sandra diz que estará intensificando ainda mais as relações com outras entidades culturais a exemplo do Bolshoi, com parcerias e intercâmbios para oferecer aos alunos e artistas de Ibiporã novos horizontes e até mesmo a profissionalização na área artística. Atualmente a secretaria recebe apoio da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições de ensino superior.

A Secretaria de Cultura, junto com a Fundação Cultural, que tem a frente o arquiteto Júlio Dutra, estarão fomentado e ampliando projetos em bairros, com oficinas, cursos e projetos para todos os cantos do município. Segundo Dutra, o período de 2005 a 2008foi importante, pois "através do Governo Federal consegui-se reformar todo o espaço, ampliou-se o atendimento e organizou-se a casa". Agora o investimento poderá ser maior nos projetos, com o atendimento a um coeficiente maior de alunos.

O Complexo Cultural que abrigará a Secretaria de Cultura e Turismo será inaugurado em breve e o antigo prédio da Fundação Cultural dará lugar ao Centro de Artesanato e ao Espaço Memória, que cuida com carinho da história e dos relatos de pioneiros de Ibiporã.

Segundo o diretor e a secretária, quando José Maria foi prefeito, a cultura teve uma atenção especial, pois foi ele que implantou a Fundação Cultural e deu condições de bom funcionamento ao espaço. "José Maria implantou o projeto Museu ao Ar Livre, que hoje possui obras de arte em espaços públicos. Muitos talentos que despontam em nível internacional foram oportunizados na gestão de José Maria", diz Sandra.

Dutra contou que Ibiporã terá um grande complexo cultural com estrutura invejável para muitas cidades. "No mesmo espaço haverá teatro, escola de música, de dança, de teatro, atelier livre de arte, a Secretaria de Cultura e Turismo, o Centro de Artesanato, Espaço Memória, a Casa de Artes e a Biblioteca Municipal. A proximidade da praça e da suntuosa Igreja acrescenta e oferece novos horizontes para a cultura do município. Ibiporã é privilegiada e tida como exemplo para outras cidades pelo seu intenso trabalho cultural", salienta o arquiteto.

A secretária de Cultura e vice-prefeita Sandra Moya, afirma que as portas da cultura estão abertas a todos através de cursos, oficinas, atividades e eventos. A responsabilidade é ainda maior como vice-prefeita. A cada dia a cultura estará descobrindo, resgatando e apoiando talentos de Ibiporã. "Assim faremos um trabalho integrado junto a outras secretarias", finaliza.

Nenhum comentário: