quinta-feira, 28 de maio de 2009

De pai para filho

A tradição da restauração de móveis antigos está presente em nossa cidade e na oficina da família Torquatto, esta arte é passada de pai para filho, persistindo há duas gerações. Elton Torquatto, de 34 anos, filho de Alécio Torquatto Martins, de 63 anos, lembra o início de tudo, quando o pai foi trabalhar na antiga loja de móveis Brasil, que funcionava na Avenida Paraná. "Isso foi há mais de meio século", diz Elton. Adquirindo experiência, Alécio se viu preparado para montar o próprio negócio, no atual prédio, onde um dia funcionou a sede da primeira cooperativa agrícola ibiporãense.

Apesar de ser um trabalho pouco reconhecido, a família Torquatto, pioneira no Norte do Paraná, é procurada por cidadãos com apreço a móveis de seus antepassados. "O objetivo é colocar o móvel com as características do passado. Muitas peças não têm valor comercial, mas sentimental, por ser de alguém com laços muitos fortes, como exemplo pais ou avós que fazem parte da nossa história de vida. São lembranças de valor incalculável", diz o restaurador.

Entre as peças reformadas, aparecem com freqüência guarda-roupas do modelo Luis XV, com este nome devido o formato dos pés em S, ou modelos não mais fabricados de cristaleiras, bares e balcões. Porém, Elton se lembra de algumas peças com grande valor comercial, onde dificilmente os donos se desfariam. "Certo cliente nos trouxe um armário de cozinha do modelo mão de leão, talhado artesanalmente. O nome se dá a madeira sustentatória da parte de cima, parecida com as patas de um leão", afirma. Tal raridade é vista, quando a família Torquatto recebe móveis do século 18 e 19 para restaurar. Existem peças com valor mínimo R$800,00 e algumas podem ultrapassar o R$5.000,00.

Mas, não reforma apenas peças antigas. Elton trabalha com móveis modernos, porém persiste em dizer que os antigos possuem charme, glamour e linhas decorativas de uma época que não volta mais. "O restaurador deve conhecer o modelo da época para não perder os traços. Caso isso não ocorra, não terá valor algum. É como trabalhar num quadro antigo", diz.

Com peças a venda na internet, alguns clientes são atraídos por móveis com a função decorativa. "Há peças tão caras, onde o valor daria para mobiliar uma casa inteira. Geralmente os compradores consultam arquitetos e decoradores para avaliar o valor destas relíquias", finaliza.

Nenhum comentário: