segunda-feira, 25 de maio de 2009

Páscoa: um modelo de vida para aceitar com amor as dificuldades

Recentemente comemorou-se a Páscoa. Mas o que ela significa? Segundo o padre João Carlos Vecchiato a Páscoa é a passagem de algo negativo para positivo. Esta realidade foi celebrada desde tempos antiguíssimos no mundo agrícola, como passagem do inverno para a primavera. "Quando a natureza despertava para uma nova vida aconteceu aqui à grande passagem (Páscoa) da escravidão do Egito para a liberdade na terra prometida", diz Vecchiato.

O padre recorda que este fato, lembrado na Bíblia, foi celebrado por milênios e ainda hoje é celebrado pelos Judeus. Com a vinda de Jesus, o fato histórico de sua morte e ressurreição mudaram para os cristãos o sentido da Páscoa. "Para nós, hoje a Páscoa significa o fato histórico da cruz e do sepulcro vazio de Cristo. Lembra também a espiritualidade da passagem do pecado para a salvação do cristão", afirma.

Quanto ao sentido bíblico é a única festa que se desenvolve em três dias, onde se começa na sexta-feira santa. Na noite de sábado, lembra o túmulo. Domingo celebra-se a ressurreição. "Os evangélicos dizem que Jesus ressuscitou num domingo, enquanto se celebra o fato no sábado de aleluia. Trata-se da fidelidade ao dado histórico da vida de Jesus nos seus tempos, onde os dias começavam e terminavam às 18 horas e não às 24 horas, como é hoje", diz
Por fim, ele lembra que a Páscoa nos dá uma modelo de vida: aceitar com amor as dificuldades, tendo a firme esperança que a vida vencerá. A morte não seria a ultima palavra, mas a vida plena de Jesus no céu.

Nenhum comentário: