quinta-feira, 12 de junho de 2008

Para homenagear os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, alunos do Olympia criaram cartazes e quadrinhos.

O aprendizado, quando associado às técnicas pedagógicas diferenciadas, instiga ao aluno a pensar e gera a curiosidade. O uso de imagens, associadas a textos, tem maior poder de absorção, facilita a interpretação e desenvolve o interesse. No Colégio Olympia Moraes Tormenta, alunos da 8ª série e 3° ano do ensino médio, utilizaram textos e imagens para aprender e contar a história dos cem anos da imigração japonesa no Brasil e no Paraná. A produção consistiu a confecção de quadrinhos e de painéis. Geni Dias Teixeira, professora de História, diz que o professor, deve criar condições para que os alunos estejam atentos ao conhecimento. “Os estudantes descobriram os motivos que trouxeram os japoneses para o Brasil e traduziram o acontecimento de maneira lúdica. O uso de quadrinhos e painéis dá liberdade para a imaginação e não torna a disciplina monótona. Como o trabalho foi em grupo, isso facilitou a interação”, completa a professora. O grupo de Maisa Brandão da Silva, 13 anos e moradora do Quadra Norte, desenvolveu uma estória em quadrinho. Com o trabalho, descobriu que os japoneses ajudaram a construir um país com a implantação de metodologias na agricultura, indústria e comércio. “Muitos que chegaram fizeram do Brasil a sua pátria e construíram suas vidas e famílias”, completa.

Enquête: O que você aprendeu a respeito da Imigração Japonesa no Brasil? Aprendi que não é fácil sair de seu país e deixar tudo para trás. Os japoneses tiveram força e coragem. Isso é visto pelo esforço de muitos descendentes. – Gregory Vinicius Rodrigues, 19. Maria Cecília. Aluno do 3° ano.

Os japoneses, em 1908, passaram por muitas as dificuldades e sofrimentos. O trabalho e a dedicação contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. - João Eduardo Carapina, 13, Maria Cecília. 8ª série.

Não conhecia o motivo que levou a migração. Fizemos pesquisas e descobrimos que até hoje, após cem anos, os japoneses preservam suas tradições. Nayara Eizono, 16, Semiramis. Aluna do 3° ano.

Os japoneses ajudam a construir a nossa cultura e estão presentes na formação de muitas cidades do Norte do Paraná. Kettelyn Karoline Oliveira, 14, Jd. Atenas.

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