quinta-feira, 12 de junho de 2008

Conto 2079 - Parte I


Em 2079, a vida no planeta Terra é bem diferente da vivida há 100 anos. O mundo é dominado pelos grandes conglomerados industriais, corporações do setor da informação, comunicação, tecnologia e, principalmente, por bancos e instituições financeiras. Nesse ambiente moderno, a cibernética media grande parte dos contatos e relações virtuais. A moeda vigente, em todo o mundo, é o Kbytes, que circula não mais por células de papel ou moeda, e sim, por questão de segurança, via cartões de crédito ou pagamentos reconhecidos por um código definido pela córnea. Essa metamorfose se estabeleceu quando um cientista encontrou, ao acaso, resquícios de um meteorito que reduziu o tamanho dos microprocessadores e chips, aumentando em 7.500 trilhões de vezes a velocidade de transmissão de imagens, voz e dados. Isso ocorreu em 2015.
Lopes, um engenheiro eletrônico, olhou para o céu e viu um astro incandescente cruzar o espaço. O objeto, circular, não caiu muito longe de onde estava e, com 15 minutos de caminhada, pode contemplar aquilo que mudaria não só sua vida, como também o rumo da humanidade. O corpo celeste tinha formas perfeitas, sua circunferência era de, no mínimo, três metros, ele era maciço e leve. Possuía tamanha leveza e poderes eletromagnéticos que apenas o dedo indicador equilibrava o objeto, mais leve que uma pena e reluzente como ouro.
Era tarde e Lopes levou-o para casa sem ninguém perceber. No outro dia, o cientista notou situações anormais a sua volta. Ao acessar seu computador, percebeu que a velocidade das transmissões de dados e informações, na Internet, eram mais rápidas do que o normal. Lopes possuía um dos mais avançados sistemas de informática, mas, naquele dia, a velocidade era surpreendente. Foi algo que jamais viu em toda sua vida científica. Conforme clicava nos links, em fração de segundos, abria-se uma interface. Achou estranho, mas sabia que aquilo não acontecia por acaso. Fez um teste com seu celular. Ao acessar conteúdo de wap e streaming, impressionou-se com a rapidez da abertura das páginas, resolução de voz e imagens, que pareciam tridimensionais. Guardou segredo para não criar alarde. Como era engenheiro, moldou diversas placas e chips para circuitos eletrônicos com microfragmentos daquele precioso metal. Como resultado, obteve instrumentos velozes e pequenos chips com memórias superiores a de um servidor. A partir daquela matéria-prima, construiu sofisticados instrumentos, máquinas e ferramentas jamais vistos pelo homem.

Nenhum comentário: