segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sapataria Única: a mais antiga de Ibiporã

Ibiporã é pujante economicamente, tem valores e seus habitantes enaltecem o trabalho dignificante de empreendedores que plantaram a pedra angular dessa expressiva civilização. Neste contexto encontra-se a Sapataria Única, do falecido empresário Fioravante Pedro Scolari. De 1943 até os dias atuais ele empresta o concurso do seu trabalho em prol do desenvolvimento sócio econômico de Ibiporã. O pai de Fioravente, Marino Scolari, nasceu em 13 de outubro de 1903 em Treviso, na Itália. Aos 27 veio ao Brasil e casou-se com Inês Zaupa. Da união nasceu em 10 de dezembro de 1934, em Presidente Prudente, Fioravante além de Emilio e Aparecida Maria.                                            
O ciclo do café trazia inúmeras oportunidades e o irmão de Marino, Humberto Scolari, comprou a antiga sapataria Coledan e em 1943 inaugurou a Sapataria Única, chamada assim por não haver outra na região. Ela é a mais antiga do município, remonta o período que Ibiporã era distrito de Sertanópolis e as viagens eram feitas na carroça ou no lombo de cavalos. Quanto ao trabalho inicial, consistia em fabricar sapatões, botinas e chinelos junto com a esposa Inês, que costurava e recortava moldes na pequena fábrica ao fundo da loja.                                                                                                                                             
Sempre no afã de progredir e prestar serviços em prol do bem comum, Fioravante recebeu instrução do pai, que lhe propiciou consciência de direitos e deveres fortalecendo-lhe a alma, convencendo-o de que indubitavelmente sempre existiu e existirá a solidariedade humana pelo trabalho e moral proveniente do esforço vindo pelas mãos. Nesta trajetória, concomitantemente ao trabalho, Fioravante Scolari formou-se em Direito pela UEL em 1982. Ingressado na estrada do saber, objetivou ampliar seus cabedais de conhecimento. Ele exerceu o Direito e não deixou a aptidão iniciada pelo pai.              

Um fato digno de registro é que todos movimentos de benemerência em Ibiporã teve a presença de Fioravante Scolari. Membro do Rotary Clube, ele exerceu a presidência em duas gestões, atestando com fidelidade seu espírito de discernimento a respeito de problemas sociais. É importante ressaltar neste contexto o pioneirismo familiar da esposa Neide Martins Scolari, filha de Manoel Martins e Tercilia Ávila Martins. Ambos já partiram para o outro lado da vida, deixando recordações que jamais se apagarão com o tempo. Manoel Martins se fixou em Londrina antes da emancipação de 1932 e foi um dos fundadores do Cristo Rei, dentre outras obras que enobrecem a gente ibiporãense.                                                                                                                                   
A Sapataria Única está na Avenida Paraná, 216. O telefone é o 3258-1372.


Nenhum comentário: