segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dirceu Urbano assume a prefeitura de Jataizinho com vários desafios a serem vencidos

O prefeito Dirceu Urbano traz a experiência da área privada para exercer a função pública. Na política desde 1996, ele exerceu três mandatos de vereador, foi presidente da Câmara em duas oportunidades e presidente voluntário na APAE de 2000 a 2016 (com intervalo de três anos). Nascido na Água das Flores, entre 1983 a 2013 ele trabalhou em frigoríficos começando na área operacional, atuou como chefe em diversos setores e chegou ao cargo máximo de administrador geral. Como vereador fez projetos ligados à área empregatícia e foi um dos responsáveis em transferir Jataizinho da 18º Regional de Saúde de Cornélio Procópio, para a 17ª Regional de Londrina.                      
Quanto à gestão de recursos, Dirceu Urbano relata que a situação financeira do município é preocupante devido à crise nacional determinar os valores que a União repassa. “Vamos cortar despesas e aumentar a receita. Porém não vamos parar de aplicar valores em saúde, infra estrutura e outras áreas essenciais”, diz.                                                                                                   
Em relação à arrecadação de impostos, o prefeito relata que a prefeitura vai facilitar e criar maneiras para os contribuintes colocar as contas em dia, sendo a cobrança necessária devido a lei impedir que o município não cobre os valores, implicando em renuncia de receita. “Caso os atrasados vá para a justiça, a despesa com custas aumenta os valores a serem cobrados. A recomendação é regularizar o que se deve”, cita.                                                    
Antenado quanto as demandas da população, o prefeito montou a equipe de governo com profissionais técnicos para manter qualidade nos serviços. Ele observa que indicações políticas muitas vezes não atendem as demandas da população por conta da pessoa não estar qualificada. “Não temos o quadro de comissionados completo mediante ações de economia. Algumas adaptações foram feitas para não criar despesas fixas e crescentes. Estamos com os cargos essenciais e muitos servidores da prefeitura serão usados na gestão”, diz o prefeito, que antes de tomar posse foi a Brasília e Curitiba conhecer a situação da cidade, estreitar relações e viabilizar recursos através de emendas parlamentares.                                                                                           
Outra preocupação é quanto ao aterro sanitário que esta quase extrapolado e onde o município recebe cobranças do Ministério Público para readequação. “Temos um projeto que envolve cooperativas e empresas especializadas para resolver a situação. Mas isto é invalido se não educarmos a população no intuito de separar corretamente o lixo. Vamos trabalhar para transformar a Jataizinho do futuro numa cidade limpa”, pontua. 

Nenhum comentário: