segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

As festas populares (Por Aldo Moraes)

Fevereiro se aproxima e os meios de comunicação já anunciam o Carnaval pelo Brasil afora, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador com samba, blocos afros, marchas e frevos. O momento é oportuno para falar um pouco sobre as festas populares que marcam a cultura da região.                        
Habitada por imigrantes europeus, japoneses, índios e negros, nossa região se caracteriza pela diversidade cultural e fusão de festas com religiosidade, cultivo da terra e adaptação da agenda nacional a costumes e hábitos. É o caso do carnaval de Londrina, que se aperfeiçoou ao longo do tempo com escolas de samba organizadas nos bairros e com temas que repensam a história do povo. Nos últimos anos, eventos com shows, oficinas e matinês se destacam como opção cultural e de lazer para boa parte da população. Os distritos de Londrina abrigam festas rurais que situam o patrimônio cultural e histórico integrando plantio e culinária (milho, frango, uva, mandioca) com música, teatro e danças.                                                                                
As festas juninas (herança portuguesa e já vista no Brasil Colônia do século XVII) fazem parte do calendário de Ibiporã, Jataizinho, Londrina e Cambé. A folia de Reis é outra importante manifestação do folclore, presente em Campo Mourão, Londrina e Paranavaí.                                                                           
Festas relacionadas à religiosidade indígena e afro ocorrem em datas e cidades espalhadas pelo Estado e são especificas das comunidades que lutam para preservar o conhecimento e memória oral. Como passam de pai para filho e não possuem registro, estas manifestações têm a importância de manter vivo o que os antepassados construíram. Outras festas como a de Santo Antônio em Cambé e Bela Vista do Paraíso e a Festa do Caminhoneiro em Ibiporã, promovem concursos, comidas típicas, carreatas e shows como forma de socialização e lazer. O intercâmbio entre cidade e campo, juventude e as demais gerações, artistas e público são iniciativas fundamentais para levar adiante nossa história.                                                                                                                   
Um evento que já se transformou em espetáculo cênico e que atrai milhares de pessoas em Cambé, Alvorada do Sul, Ibiporã e Londrina é o “Auto da Paixão de Cristo”, teatralizado com apoio da tecnologia e grande cobertura da mídia. O interessante deste evento é a amplitude de sua força nas cidades, formação de público, aproveitamento de atores e figurantes da própria comunidade, além de ser a céu aberto.    
                                                                                    
Londrina tem forte presença de imigrantes japoneses e por isso realiza festas típicas como Matsuri e Casa Japão, que envolve brasileiros já ambientados a cultura milenar e discreta dos orientais. Outra festa regional é a Oktoberfest de Rolândia, cujo objetivo é manter a tradição da cultura alemã através de danças e gastronomia.

Ao longo do ano as agendas revelam um grande apelo a eventos e festas populares que, de certo modo, contam um pouco da formação, força e beleza da cultura.

Nenhum comentário: