domingo, 8 de fevereiro de 2015

SANEPAR CONCLUI AMPLIAÇÃO DO TIBAGI

Dezembro de 2014 já entrou para a história do saneamento em Londrina com a inauguração da ampliação do Sistema Produtor de Água Tibagi, que agora é responsável pelo abastecimento de 60% da população de Londrina e de Cambé. Com início em outubro de 2011, a obra recebeu investimentos de R$ 84 milhões e duplicou a capacidade de produção do sistema, passando de 1.200 litros/segundo para 2.400 l/s. No entanto, o aumento da produção deverá ocorrer de acordo como crescimento da demanda. A expectativa é que essa ampliação dê tranquilidade de abastecimento até pelo menos 2030.


Estavam presentes o governador Beto Richa, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o prefeito de Cambé, João Pavinato, o então presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e outras autoridades

Durante a inauguração, a família do pedreiro Vanderlei Alves Machado – que é a economia residencial número 200 mil – recebeu do governador e do presidente da Sanepar um azulejo com a inscrição da marca. A residência da família, no Parque São Jorge, vai receber uma caixa d´água da Sanepar simbolizando a importância do reservatório doméstico para situações temporárias de desabastecimento.

Vanderlei estava com a esposa Daiane e o filho, Tiago, de 11 meses. Em visita à ETA Tibagi, ele disse que não fazia ideia de como é o processo de produção de água. “A gente abre a torneira, toma banho e não sabe como funciona o tratamento da água”.

História do Saneamento – A história do saneamento de Londrina, desde a implantação do primeiro sistema de abastecimento público, em 1993, está contada em 12 painéis que foram expostos na ETA Tibagi e agora estão no Atendimento ao Público, na Avenida Higienópolis. Ao entrar na ETA para conhecer as instalações, o governador Beto Richa deparou-se com um dos painéis, que contam que foi seu pai, José Richa, então prefeito de Londrina, que assinou a concessão do sistema para a Sanepar, em dezembro de 1973.

No laboratório da ETA, totalmente reformado pela USIDLD, o governador tomou água produzida depois de brindar com o presidente da Sanepar e outras autoridades.

O engenheiro responsável pela obra, coordenador de Obras de Londrina na USPOND, Rafael Leite, conta que sente uma grande satisfação profissional concluir a maior obra da Sanepar dos últimos anos.

Nenhum comentário: