domingo, 8 de fevereiro de 2015

Quitanda de Jataizinho reinaugura após reforma e modernização.

A história e tradição de Jataizinho se vê nos moradores e comércios que passam de geração a geração. Uma das famílias tradicionais da cidade é a da Noemia Passardi Ouro, nascida em 1937 e que exibe muita saúde aos 77 anos. Saudosista, ela cita que uma de suas primeiras atividades comerciais foi a banca revistas na antiga rodoviária, nas imediações da Praça Frei Timóteo, em meados de 1965. Com o desenvolvimento da cidade o comércio se expandiu, transformando-se em bar e quitanda. Com parcos recursos, para manter a quitanda, o esposo de Noemia, Valdir Ouro, ia todas as manhâs, de onibus, comprar frutas e verdurtas para abastecer a quitanda. Com o esforço do trabalho, a família comprou uma Variant e os negócios fluiramainda mais.
 
Num período que a comunicação não era tão moderna e acessível como hoje, Valdir Ouro foi um dos precurssores da comunicação comunitária ao instalar um alto falante em frente a Praça Frei Timóteo, local que hoje funciona o Móveis Estrela. “Pelo alto falante ele anunciava produtos e serviços de Ibiporã e Jataizinho”, afirma Noemia, pioneira em vender Folha de Londrina, Folha de São Paulo, Noticias Populares, jornais de grande circulação desde aquela época, e que eram vendidos a passageiros que embarcavam ou desembarcavam na ferroviária e rodoviária.
 
Viúva em 1977, aos 38 anos, Noemia Ouro criou quatro filhos a custa do trabalho e pode os formar na universidade. Tamanho foi seu esforço, que pôde diversificar seu trabalho e a quitanda passou de geração a geração, chegando as mão de seus familiares, que a reformou e modernizou a antiga quitanda, que além de frutas e verduras, é um ponto de encontro onde amigos fazem happy hour, que oferece porções, cervejas e refrigerantes, além de produtos de mercearia, churrasqueiras e carvão.
Nascida em Jataizinho, Noemia diz que nestes anos, muito se transformou, como a composição das ruas, antes de terra e paralelepípedo. Com raizes fixadas, ela viveu muitas histórias e sente orgulho de ter nascido aqui e poder oferecer aos clientes, um local novo e moderno que acompanha o tempo.

A Quitanda fica na Avenida Getúlio Vargas, n° 696. O telefone é o 3259-3363.

Nenhum comentário: