domingo, 8 de fevereiro de 2015


Ex-vereador e delegado, Walter Antônio Fidelix foi o 1º presidente do SAAE.

Vindo para Jataizinho com um ano, Walter Antônio Fidelix se considera um autêntico jataizense. Aos 72 anos, Tuta, como é conhecido, veio com os pais de Santa Cruz do Rio Pardo. Seguindo os passos de seu pai, José Fidelix, aos 16 anos, trabalhou como caixa no Posto Atlantic, às margens da BR 369, na cabeceira da ponte do Rio Tibagi. Ao sair do posto, foi trabalhar na prefeitura, onde ficou por oito anos e exerceu diversas funções, como auxiliar de secretaria, tesoureiro, auxiliar de contabilidade, secretário da Junta de Alistamento Militar, preparador eleitoral e recenseador rural. Sendo atuante e participativo nas funções, o então prefeito Antônio Brandão de Oliveira o incentivou a se candidatar ao cargo de vereador, em 1963. Ganhando o pleito, sendo um dos mais votados com 125 votos, aos 20 anos, exerceu a função por quatro anos, além de ser o Presidente da Câmara dos Vereadores. “Para mim foi tranquilo, pois tinha experiência administrativa, além de meu pai ser, na época, fiscal na prefeitura.

Sendo um dos vereadores que mais ajudavam a Antônio Brandão de Oliveira, Walter Antônio Fidelix foi convidado para presidir o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em 1963. “Fui com o Brandão à Curitiba, onde assinamos um convênio, perante o governador Paulo Pimentel, que criava o SAAE e autorizava a captação do Rio Tibagi. Sinto orgulho de ter sido o 1º presidente do SAAE, um serviço que funciona até hoje e cobre a cidade em 98% em termos de água e esgoto”.

Além do SAAE, Walter Fidelix, junto com Antonio Brandão, construiram diversas escolas, como a da Água Branca, Roseira e Colégio Estadual Professora Adélia Antunes Lopes, além de reformarem a Praça Frei Timóteo e colocado paralelepípedos em várias ruas de terra, como a Avenida Getúlio Vargas.
 
Sem dar continuidade a carreira politica, Walter Fidelix se casou em 1966 com Raquel Silverio Fidelix, onde tiveram as filhas Valéria Rita Fidelix e Adriana Isabel Silverio Fidelix Rodrigues. Eles se mudaram para Paranavaí, onde trabalhou por dois anos na Viação Garcia, como vendedor de passagens. Ao retornar para Jataizinho, trabalhou por mais dois anos na prefeitura e em 1982 fez concurso para Datilógrafo na Policia Civil e foi aprovado. “Na Policia Civil fazia documentos de identidade, no cargo de Identificador Datiloscópio, durante dois anos em Cornélio Procópio, na 11ª Sub Divisão Policial. Voltei para Jataizinho e me aposentei em 2008. Por aqui fiz identidades, era escrivão e por dois anos, entre 2000 a 2002, assumi como delegado nomeado, o conhecido ‘calça curta’, além de ser motorista e carcereiro. Na época exerci várias funções”, recorda. Ele também cita que Jataizinho tinha muitas anormalidades relacionadas a violência, como briga de casais ou homicidios ocasionados por vias de fatos. “A média era doze presos por mês e conversava com eles para não existir confusão na cela. Hoje o perfil do crime mudou e os homicídios estão relacionados com o tráfico de drogas”, relata.

Nenhum comentário: