quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Geni cabeleleira: solidariedade ao próximo.

A história de vida da cabeleireira Geni da Silva, de 59 anos, não se difere de outras que tiveram os pais vindos de outras localidades para trabalhar na área rural do Norte do Paraná. Morando em Jataizinho há 33 anos, Geni da Silva nasceu em Minas Gerais, em Contagem, mas foi registrada em Diamantina. “Meu pai chegou em Sertanópolis para desbravar matas nativas e trabalhar na lavoura. Anos depois, minha família foi para Sorocaba e fiquei apenas eu”, lembra a cabeleireira, que neste período ficou viúva e criou sozinha três filhos.

Devido as adversidades, Geni aprendeu a costurar e sustentou a casa com esta atividade. E, buscando formas de prover o sustento, viu num curso oferecido pelo Senac, a maneira de aumentar sua renda. “Estudei e me transformei em instrutora de costura do Senac, ao mesmo tempo que aprendi a cortar cabelos. Já se passaram 28 anos que estou com o salão de beleza e, mesmo assim, corto e costuro”, afirma.

Durante estes anos, Geni conviveu com uma amiga em especial, que faleceu de câncer. “Após ver seu sofrimento fiquei sensibilizada e tinha que fazer algo. Ali surgiu a ideia de trabalhar para a Ong Viver, através do Dia da Beleza. Já se passou oito anos e a cada dia mais pessoas ajudam, vindas até de outras localidades, como Cornélio Procópio, Apucarana, Rolândia e Londrina. São cabeleireiros e profissionais que revertem 60% do lucro para a ong”, salienta.



O próximo Dia da Beleza, sua 8ª edição, está programado para 3 de agosto. Doze profissionais confirmaram presença e oitenta pessoas são esperadas. Não se corta apenas cabelo, mas se faz pedicure e manicure, escovas variadas, pinturas e ações envolvendo beleza. O Dia da Beleza é amplamente divulgado e a imprensa de Londrina vem ajudar. Outra atração são os palhaços e as brincadeiras para crianças. “O trabalho é fundamental para quem tem câncer. Só de saber que há um local para as mães se hospedarem e dormirem, quando os filhos estão em tratamento, além de fornecerem cesta básica e alimentação, é algo que enobrece nossas almas”, afirma Geni, que se motiva ao lembrar que um dia viu a amiga sofrer. “As pessoas necessitam de ajuda. Mesmo o que faço ainda é pouco”, finaliza.

Sobre a Ong Viver:A Ong Viver, localizada em Londrina (Rua Lucilia Balallai, 391) atende cerca de 240 crianças de Londrina e região, em tratamento ou internadas por intermédio do SUS no Hospital Universitário e no Hospital do Câncer, além de seus familiares, utilizando basicamente de trabalho voluntário. O auxilio se dá atraves do fornecimento de alimentos, leite, suplementação alimentar, medicação fora do internamento, serviço social, próteses ortopédicas, acompanhamento psicológico, nutricional e odontológico. Maiores informaçoes sobre a Ong Viver podem ser obtidas nos telefones 33430044/33150909.

Nenhum comentário: