quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pioneiros em Ibiporã, família Martins se orgulha de ter cultivado café.

Foi aos cinco anos de idade (em 1943) que chegava a Ibiporã vindo de Bocaiuva (SP), Luiz Salvador Francisco Martins. Filho dos portugueses Manoel Francisco Martins e Ana Rosa de Jesus Martins. Ao lado dos pais e sete irmãos se estabeleceu no sítio São Luiz, localizado na Água da Concórdia, sendo a primeira propriedade adquirida por Manoel Francisco Martins.

No início, a Família Martins iniciou suas atividades agrícolas no ramo cafeeiro. A partir daí, com muito trabalho e dedicação, adquiriram novas propriedades.

Infelizmente, entre 1981 e 1983, faleceram a matriarca e o patriarca da família. Com a divisão dos bens, Luiz herdou uma propriedade próxima a Maringá e o Sítio São Luiz.

Luiz Salvador Francisco Martins se casou com Aparecida Piovesan Martins em 14 de outubro de 1961, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. Ela, filha de pai italiano e mãe espanhola, chegou a cidade em agosto de 1960, aos 17 anos, vinda de Lins (SP).

Desde o casamento Luiz e Aparecida viveram no Sítio São Luiz e trabalharam na lavoura de café até a década de oitenta. Com o fim da cultura cafeeira iniciaram o plantio de soja, milho e trigo. Além disso, tiveram sete filhos (seis mulheres e um homem) e possuem quatro netos, quatro netas, dois bisnetos e duas bisnetas. Ao todo, a família é constituída por 33 membros.

Atualmente ele tem 76 anos e Aparecida 71. Ambos estão aposentados e mantêm a propriedade na Água da Concórdia, hoje arrendada. No entanto, diariamente visitam o sítio, onde possuem cabeças de gado e animais domésticos.

Durante esses anos, o casal se manteve firme na escolha em viver em Ibiporã e se orgulham da terra roxa, onde fixaram raízes.

Nenhum comentário: