quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Aos 72 anos, professora Maria Auxiliadora tem saudades dos anos que lecionava.

A professora Maria Auxiliadora Senra Rodrigues, de 72 anos, nasceu em Minas Gerais, Miraí. Entre as recordações da infância, está a viagem de trem em 1948, quando chegou a Jataizinho junto com os pais e dois irmãos. “O Doutor José Justino Pereira convidou meu pai para administrar a farmácia no distrito de São João. Passado um período, viemos morar na Rua Ivai, número 7, atual Avenida Getúlio Vargas, onde hoje estão construindo um prédio. Saímos de Jataizinho e fomos para Congonhas, em Cornélio Procópio”, recorda. Maria Auxiliadora cita que o pai era farmacêutico prático com licença para atuar fornecida pelos órgãos públicos, já que na época não havia profissionais do ramo formados em universidades. “Meu avô era homeopático e meu pai se espelhou nele. Tinha o dom de curar doenças e tirar dores das pessoas”, recorda. Com o avanço da idade, ele mudou o ramo de atividade, indo trabalhar em postos de saúde e posteriormente voltando para Belo Horizonte. Devido a isso, ela e os dois irmãos ficaram no Paraná. Os que aqui nasceram, ao todo nove, foram para Minas Gerais.

Nesta época, em 1972, passou no vestibular da Universidade Estadual de Londrina, no curso de Direito. “Íamos para Londrina de transporte coletivo. Conclui o curso, mas por ter filhos pequenos e já ser professora, não advoguei”, cita. Maria Auxiliadora era professora primária, nomeada em 1962, sendo que anteriormente havia se qualificado em Jataizinho e Congonhas, no que hoje é conhecido como Magistério (Normal Regional), sendo da primeira turma do curso.

Foi em Congonhas que ela se apaixonou e casou com Antônio Rodrigues, no qual tiveram os filhos Antônio Rodrigues Júnior, Célio Rodrigues, Wellington César Rodrigues, Tatiana Rodrigues e Anderson Rodrigues. Morando há quatro décadas na mesma casa, ela trabalhou por 49 anos no magistério. Por 27 anos trabalhou no primário, onde teve muitos alunos, além de exercer as funções de professora, coordenadora e secretária. Lecionou da primeira a quarta série no Colégio Parigot de Souza e muitas pessoas foram meus alunos, como Luis Carlos Brandão, Humberto Chamilete, Sueli Chamilete, Gumercindo de Melo, Diego Furlan e o diretor da Rádio Nova Geração e Folha de Jataizinho, Odemir Briola. “Para mim é um orgulho. Todos são especiais, não importa a idade, pois avós, pais, filhos e netos foram meus alunos. Ajudei muitos a se formarem e minha alegria é quando um aluno passa no vestibular”, pontua.

Dedicada aos estudos, Maria Auxiliadora se orgulha de ter feito “magistério” e Direito. Além de ter passado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); estudado Ciências em Presidente Prudente; Biologia em Cornélio Procópio; além de pós graduação em Direito e Legislação e pós graduação em Biologia Vegetal, ambas em Bandeirantes. “Graças a estes cursos, trabalhei em laboratórios e lecionei no 2º grau as disciplinas de Direito e Legislação”.

Aposentada há três anos, ela gostaria de voltar à sala de aula, fazer o que mais gosta: lecionar. “Hoje cuido da casa e dos onze netos, além de trabalhar no ramo comercial. Sinto saudades. Se nascesse outra vez, faria tudo novamente”, finaliza.

Nenhum comentário: