segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Orquídeas silvestres

As orquídeas fazem bem à saúde e ao meio ambiente

Com um belo aroma e um visual verde e florido que encanta os olhos de todos, Euclides Franco, de 77 anos, morador do Jardim Paulista, cria há mais de 15 anos, em sua casa, as mais diferenciadas espécies de orquídeas.

Em vasos de pinos de madeira, florescem a catréia, a purpurata, a tenebrosa, a pastoral e diversas outras exuberando flores e pólens. “As orquídeas são selvagens e nascem junto a tronco de árvores. Na natureza são mais de 25.000 variedades”, diz.

Euclides ganhou as plantas que cultiva, mas lembra o passado pioneiro, quando muitas orquídeas selvagens foram trazidas à cidade por mateiros, em troncos de peroba e ipê. “Hoje são mais de 700 pessoas que as criam em Londrina”, comenta.
Porém, ele cita que as orquídeas encontradas nas matas devem ser preservadas para crescerem durante os anos e dar vida ao meio ambiente. E, a sua retirada depende de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA.

A orquídea pode virar perfume ou bem de decoração e as de Euclides são tratadas com adubo e regadas com extratos feitos de pimenta e vinagre, para assim eliminar possíveis insetos que podem estragar e matar as plantas por doenças. Da mesma forma, ele lembra aos interessados no cultivo, que a orquídea precisa de uma estrutura e não podem acumular água, eliminando focos da mosquito da dengue, pernilongos e o apodrecimento nos pinos de madeira.

Com mais de 500 vasos de orquídeas, além de outras plantas, Euclides diz que todos devem ter um hobby, fazer uma terapia ou buscar uma atividade. Como no dia que foi ao médico com a esposa e lhe foi recomendado uma terapia, como conversar com as plantas. “As orquídeas fazem bem à saúde e ao meio ambiente”, salienta.

Nenhum comentário: