segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Indígenas reivindicam Mata do Maria Cecília

Abandonada pelo Poder Público, área foi doada a FUNAI
Kaingangs pretendem construir centro de resgate da cultura indígena

A situação da Mata Ângelo Cretá, no Maria Cecília, é deplorável. Facilmente encontra-se lixo, restos de móveis, roupas e colchões velhos. Ali se tornou ponto de usuários de drogas, assaltos e estupros. Os animais silvestres que ali existiam, como pássaros e macacos, infelizmente foram mortos a pauladas e pedradas.

Devido a ineficiência do poder público quanto a preservação do local e da região, um fato inédito aconteceu: a Mata Ângelo Cretá foi doada a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e a etnia kaingangs, de São Jerônimo da Serra, pretende instalar uma pequena aldeia e um centro de resgate e valorização da cultura indígena.

A comerciante Sandra Aparecida Castro, 44 anos e moradora do Maria Cecília aprovou a idéia e comenta que os índios deveriam estar ali há mais tempo, devido a quantidade de lixo, marginais e pelo local tornar-se um esconderijo de bandidos e o desrespeito a natureza ser muito grande. “Um centro cultural trará mais segurança, cultura e educação”, salienta.

De acordo com os indígenas Valdir e Aristides, no centro cultural serão praticadas danças, confeccionadas roupas e comidas indígenas. Mas, o principal objetivo, é cuidar da natureza. “A prefeitura doou o terreno e cabe a nós sermos os guardiões da mata”, salienta o cacique Aristides.

Nenhum comentário: