segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Com seis meses de legislatura, vereador Tito Valle ressalta a importância do mandato popular

Desde quando assumiu a cadeira na Câmara dos Vereadores, Tito Valle (PMDB) mostrou dedicação e honestidade com a população de Londrina, através de leis e emendas que beneficiam os desfavorecidos, estudantes, a segurança pública e segmentos organizados da sociedade civil, mas sempre buscando o resgate social. É um mandato com várias bandeiras voltadas a construção da cidadania e democracia através dos eixos do movimento popular, trabalho, promoção de igualdade racial, educação, defesa do consumidor e segurança.

Apesar do engajamento, Tito diz que seu primeiro mandato como vereador está sendo uma aprendizagem e graças a equipe técnica de assessores destacada, seu gabinete dá conta dos pedidos e encaminhamentos de leis. “Nosso lema é o mandato popular e participativo”, diz o peemedebista. Ele vê a atuação e participação do povo através de diversas maneiras, seja em reuniões de bairros, abertura do gabinete a quem lhe procura, reuniões em escolas, consultas e assembléias populares. “Com essas medidas diagnosticamos os problemas, trazidos pelas lideranças, a fim de traçar o perfil sócio econômico político londrinense”, salienta. De acordo com Tito Valle, esta é a ferramenta que direciona o trabalho de um vereador quanto as políticas públicas.

O vereador, que se formou em Direito, Técnico de Segurança no Trabalho e foi professor secundarista entre os anos de 1993 a 2001, destaca nestes seis meses projetos de promoção e inclusão social, como o ensino do xadrez; a “empresa amiga do consumidor”; Dia da Consciência Negra; atuação na CEI do Transporte Coletivo (onde proíbe o prefeito de aumentar o valor da tarifa no período das investigações); além de mais de vinte emendas no orçamento municipal para obtenção de verbas destinadas a obras de infra-estrutura viária, saúde, educação, segurança, promoção social de idosos e adolescentes. “É de nossa autoria o projeto que prevê a construção de um viaduto no cruzamento da Avenida Winston Churchil com a Henrique Mansano (que passa em frente ao Estádio do Café); a transposição entre o Imagawa e Residencial do Café; as escolas de inclusão digital no Violin e Ouro Verde; a construção da Casa do Negro; além da revitalização e ligação do fundo de vale do Jardim dos Alpes com a Avenida Brasília.

Focado na segurança pública, o vereador lembra do papel fundamental exercido na organização das conferências livres, que garantiram a Londrina e região metropolitana, a apresentação de projetos ao PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), programa que contempla apenas capitais. “Segurança não se faz somente com o aumento da polícia, mas com a promoção de emprego e educação. A criminalidade está ligada a quesitos sociais e não é a policia violenta e truculenta que vai acabar com o crime. Antes de combatermos a criminalidade temos que olhar para as escolas e dar qualidade a elas. É fácil encontrar escolas sem bibliotecas, salas de informática, orientação psico-pedagógica e vocacional. O mesmo se aplica a pessoa que busca um emprego”, salienta.

Tito mostra-se contente com os avanços, mas cita que os problemas enfrentados pelo atual executivo e legislativo são reflexos de uma administração interina, obrigada a protelar temas de maior relevância, como saúde e educação.

Nenhum comentário: