segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Brasil e Equador no Cemitério de Automóveis

Radicado no Amapá, Ale D’ile volta a Londrina numa parceria com a equatoriana Andréa Ruilova.

Visitando Londrina pela primeira vez, o Projeto NOSCAIS – Novos Caminhos Novas Histórias – de caráter literário e cultural, de autoria das escritoras e poetizas amapaenses, Iramel Lima e Leacide Moura, apresentará neste sábado (11), no espaço cultural Cemitério de Automóveis o show musical da cantora e compositora equatoriana Andréa Ruilova em turnê pelo Brasil, em parceria com o cantor e compositor Alê D’ile. Parte da renda da bilheteria destina-se a produção do segundo livro das duas escritoras e da gravação do primeiro CD musical do cantor Alê D’ile em parceria com a cantora equatoriana Andréa Ruilova, representando um intercambio cultural latino americano. Além de Londrina, Andréa Ruilova se apresentará em Curitiba e na Bahia.

Andréa Ruilova teve sua formação nas cidades de Cuenca no Equador (onde nasceu), em Havana, Cuba e no México, no período de 1987 e 2006. Possui Licenciatura em Jazz, concluído em 2007 na Cidade do México. Está atualmente difundindo sua música, gravada no CD "Folhinha", no qual é cantora, compositora e diretora musical; e no CD gravado ao vivo na República Checa; também participa do quinteto de vozes e percussão OLLIN CUICA.

O cantor Alê D’ile atua na música há 20 anos e já participou de vários festivais e eventos. Formado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina e professor de francês na rede pública do Amapá, Alê D’ile foi músico da Banda Municipal de Porecatu e sua ida ao Amapá deu-se pela vontade de conhecer outras partes do Brasil e pela sua graduação em Francês, devido ser obrigatório o ensino desta língua no estado amazônico.

A apresentação no Cemitério de Automóveis marca a integração cultural latino americana com um repertório variado da música brasileira com a equatoriana, onde ritmos como a salsa, cumbia, samba, jazz, bossa nova se misturam.
Quanto ao cd, Alê D’ile diz que ele sairá até o fim do ano e no repertório músicas como a moda de viola, tipicamente da cultura popular paranaenses, salsa, músicas cantadas em francês e outras que relembram a história e cultura do Amapá, um estado que mistura os indígenas, brasileiros, franceses, espanhóis, portugueses e holandeses.

Quem desejar conhecer melhor o trabalho da dupla, pode acessar na internet o www.myspace.com/andrearuilovafolhinha

Nenhum comentário: