terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Com as galerias do Pe. Zanelli lotadas, Ibiporã festeja a volta de José Maria a Prefeitura

Cerimônia de transmissão de cargo contou com a eleição para a Presidência da Câmara dos Vereadores.

Ibiporã escreveu mais uma página de sua história no último dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal Pe. José Zanelli, com a transmissão de cargo para o prefeito eleito José Maria Ferreira e a eleição da mesa diretora na Câmara dos Vereadores para o biênio 2009/2010.
A cerimônia, que se iniciou com a eleição da mesa diretora, foi presidida pelo vereador Antônio Prado e contou com os vereadores Edvaldo Rodrigues Silva, Antonio Carlos Cobo Pires, João Odair Pelisson, Daniel Sarábia, João Toledo Coloniezi, Maria Romano Bianco Moreto, Carlos Gilberto Pauleti e Maricélia Soares de Sá. Fizeram-se presentes o ex-prefeito Alberto Baccarim, o Sargento Pimenta (2ª Companhia da Policia Militar) e o pároco de Ibiporã, Pe. João Carlos Vecchiato, que abençoou o município, agradeceu a hospitalidade e exaltou as palavras “Paz e Trabalho”, inscritas na bandeira de Ibiporã.
Após a apresentação, os vereadores ficaram em pé e com o braço estendido, fazendo o juramento pelo progresso e o bem estar do povo. Encerrada a solenidade, foi eleita a nova mesa diretora para a 15ª gestão, formada pela chapa Unidos por Ibiporã e composta por João Odair Pelisson (presidência), Daniel Sarábia (vice), Antonio Carlos Cobo Pires (1º secretário) e Edvaldo Rodrigues Silva (2º secretário).
Na oportunidade, Pelisson, que entra no 4º mandato como vereador, pediu apoio aos vereadores e dos munícipes, para que haja uma boa gestão. “Teremos harmonia com o prefeito José Maria e votaremos conforme as necessidades do povo, sem que haja oposição”, disse o novo presidente da Câmara.
Encerrada a cerimônia que escolheu a diretoria da Câmara, foram convocados os vereadores Daniel Sarábia, Edvaldo Rodrigues Silva e João Toledo Coloniezi para acompanhar José Maria Ferreira e Sandra Moya, prefeito e vice-prefeita, para que subissem ao palco, onde também receberam inúmeras exaltações e manifestações de apoio, como palmas e acenos. Conforme o protocolo, José Maria e Sandra Moya fizeram o juramento ao município e registrou-se um momento histórico: a assinatura do livro de posse, que perdura desde a fundação do município.
Feito o juramento e assinado a página 39 do livro, os vereadores se pronunciaram, ressaltando que Ibiporã deve manter a unidade política para que ela possa prosperar e que a responsabilidade de quem assume um cargo público é muito grande.
Na oportunidade, o ex-prefeito Alberto Baccarim se pronunciou agradecendo a Ibiporã pela oportunidade e afirmando que é uma obrigação entregar a prestação de contas. “Muitas obras não puderam ser inauguradas. Cabe ao meu sucessor (José Maria) a continuidade do meu trabalho. Agradeço ao José Maria pelas emendas aprovadas em Curitiba e Brasília, que vieram favorecer a cidade, que saltou da 81ª posição, para a 41ª no ranking das cidades paranaenses.
Por fim, chegou a vez de José Maria se pronunciar. Ele, que recebeu as chaves do Gabinete, o boletim de caixa e o balanço patrimonial, disse que a posse é um processo democrático que legitima as eleições. “Agradeço o trabalho da Câmara dos Vereadores e lembro o ano de 1976, quando comecei minha carreira política. O Legislativo é mais importante que o Executivo e o Judiciário, pois é lá que se criam as leis”, disse.
Desejando um trabalho harmonioso entre os Três Poderes para que haja benefícios a população, José Maria agradeceu o trabalho da Justiça Eleitoral para que “fosse seguido o caminho da retidão, onde houvesse fraqueza”.
Quem também se pronunciou, foi a vice prefeita Sandra Moya, que saudou as mulheres presentes e lembrou que ali se iniciava uma caminhada com determinação e certeza que as necessidades do povo devem ser atendidas através do plano de governo. “Vamos assegurar a população para que os recursos sejam revertidos em prol do munícipe. Arte, educação e esporte para a formação das crianças. Sou a primeira mulher a atuar no Executivo, mas lembro a todos que tenho a sensibilidade da mãe e da dona de casa”, finaliza Sandra.
José Maria encerrou seu discurso, mostrando-se preocupado com o futuro, mas lembrando que ali se começa uma nova vida. “A partir desta data, faremos uma administração transparente, voltada a população e baseada nas propostas de campanha”, disse o prefeito.
Mostrando apreço especial ao Legislativo e agradecendo a todos que estiveram nas ruas e nas praças fazendo campanha, José Maria relatou que após a eleição, sua luta foi em prol da busca de recursos e que sua forma de governar será orgânica e com a maximização dos recursos. “Caráter não se constrói em noventa dias. O homem público deve ter caráter e consciência pelos próximos quatro anos. Isso garante respeito em quem confiou nele. A expressão Paz e Trabalho mostra a convicção da história neste momento, além da fraternidade, concórdia, firmeza e coerência”, disse.
Por fim, o prefeito reafirmou o compromisso com Ibiporã em trabalhar pelo desenvolvimento e lembrou que o servidor público deve ser valorizado como profissional, no aspecto legal e principalmente em sua carreira. “Cabe a ele o bom atendimento ao público. Onde as portas estiveram abertas a todos, fazendo valer a unidade e a eficiência. Ele cumpre o papel do homem público, que é o de melhor conduzir a sociedade”.

Nenhum comentário: