quarta-feira, 2 de julho de 2008

Projeto de Pesquisa em Comunicação Popular e Comunitária - Fim

4 – Tema: A participação popular nas rádios comunitárias. Estudo de caso da Cincão FM.

5 - Objetivos gerais: Produzir referências sobre rádio comunitária e participação popular na construção da cidadania. O tema cidadania é muito abordado, mas pela comunicação e o exercício, são poucos recorrentes. A Cincão FM é um canal da comunidade da Zona Norte de Londrina. Pretende-se observar e descrever a participação e seus resultados. Hoje, interesses populares não recebem a devida atenção. Cabe a ela, a função organizacional que supre dificuldades e dá voz aos desfavorecidos. As rádios interagem com o ouvinte e a realimentação é visível quando há retorno da participação por estúdio, telefone ou internet.
A pesquisa leva em consideração a educação proporcionada pela rádio e o desenvolvimento do senso crítico dos emissores e receptores. A aplicação desses conceitos é baseada nas disciplinas da especialização em Comunicação Popular e Comunitária.

6 - Objetivos específicos: Apontar que a participação e os direitos populares estão enfraquecidos devido o poder da grande mídia. Existem focos de resistência e canais onde a população se comunica, expressam idéias e reivindica melhorias. A inserção do meio de comunicação, na Zona Norte de Londrina, muda e constrói a criticidade. A massificação da grande imprensa é tal, que acontecimentos que nos desfavorecem são aceitos passivamente, sem questionamentos. É a falta de representatividade que atrapalha a formação da cidadania.

7 – Problema: Qual é o valor da rádio comunitária na comunicação popular e comunitária?

8 – Hipótese central: As formas de comunicação disseminam-se. Criam-se oportunidades aos que precisam de melhorias, sejam estruturais, sociais ou políticas. As rádios comunitárias são ferramentas que dão acesso e “voz” as comunidades. Como essa participação é exercida e aonde são vistos os resultados?

9 – Metodologia: Baseada na bibliografia relacionada, referências teóricas para debate e exposição. Outras maneiras são pelos exemplos, experiência e vivência na rádio, capturas de informações, entrevistas e relatos que comprovem a participação popular. As fontes serão gravações e análises de programas com maior audiência e participação.

10 - Referências Bibliográficas:
- PERUZZO, Cicília M.K. Comunicação nos movimentos populares - A participação nas construção da cidadania. Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 1998.
- TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz. A construção da Cidadania. Brasília. UNB, 1996
- COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania? São Paulo. Brasiliense, 1997;
- DALLAN, Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo. Abril Cultural. Brasiliense, 1984;
- DENO, Pedro. Participação é conquista: Noções de participação social participativa. São Paulo. Cortez, 2001;
- LOPEZ, Maria Immacolata V. O rádio dos pobres – Comunicação de massa, ideologia e marginalidade social. São Paulo, Loyola, 1998;
- MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. 4 ed. São Paulo. Cultrix, 1964;
- THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995;
MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação – Teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis. Insular – Editora da UFSC, 2001.

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