sexta-feira, 4 de julho de 2008

Festa em Ibiporã na convenção que escolheu José Maria e Sandra Moya para disputar a prefeitura

A convenção em Ibiporã, que indicou José Maria como candidato a prefeitura de Ibiporã e Sandra Moya, ao cargo de vice na coligação PMDB/PT/PHS/PSOL/PSC/PTN/PCdoB/PRTB foi uma festa popular que reuniu mais de quinhentas pessoas no Cine-Teatro Padre Zanelli no último dia 29. Entre os presentes, a participação de associações de moradores, políticos, sindicalistas, lideranças de vários setores, professores das escolas públicas, alunos e autoridades de Ibiporã e região, como a ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina e atual secretária de Ciência e Tecnologia, Lygia Puppato; o deputado federal André Vargas; o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin; o prefeito de Sabaúdia, Almir dos Santos; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correa; e presidentes dos partidos que compõe a coligação. Compareceram ao auditório o vereador londrinense, Gláudio de Lima, representando o ministro do Planejamento Paulo Bernardo e candidatos a vereadores.
Na convenção, Lygia Puppato ressaltou a responsabilidade de governar e o que isso representa a população. A secretária afirmou que as campanhas políticas devem ser feitas com ética e respeito. “Isso fará uma Ibiporã mais humana”, finaliza.
O vereador João Coloniezi, atual presidente do PMDB, diz que o eleitor deve votar conscientemente. “Temos que conhecer em quem votamos para que não haja corrupção. Se ela existir, temos que ser implacáveis no combate”, ressalta.
O deputado federal André Vargas falou que a aliança PMDB/PT tem total apoio do Governo Federal. Ele e o ministro Paulo Bernardo serão os padrinhos da futura administração, junto com o Governo Lula. “Essa é a aliança para a vitória. José Maria já fez como prefeito e Sandra Moya como Secretária de Cultura. Ibiporã vai pra frente com trabalho e competência”, diz. Vargas lembra do empenho feito por José Maria para que fossem destinados recursos estaduais e federais para obras em Ibiporã. O deputado finaliza exaltando a mulher, que tem papel fundamental nos meios políticos, citando o exemplo de Sandra Moya.
Elza Correa, coordenadora da Região Metropolitana, lembrou o período em que foi deputada junto com José Maria. “Defendemos os interesses dos cidadãos com ética e responsabilidade numa época de muita corrupção”. Elza cita que José Maria tem muitas virtudes, onde todos os reconhecem pela sua lisura e credibilidade. Outro ponto, segundo a coordenadora, é que a experiência de José Maria será muito importante para a futura administração.
Irene Ferreira, irmã de José Maria participou da convenção e contou um pouco de sua história e que desde cedo conheceu a responsabilidade. Na trajetória, revelou que aos 12 anos José Maria saiu de casa e foi para Uraí estudar e trabalhar, sendo que a mudança, em 1966, para Ibiporã lhe trouxeram melhores oportunidades. “É impossível que meu irmão não conheça as angústias de um trabalhador. A humildade e o respeito o transformaram num terreno fértil para o exercício da política”, afirmou Irene.
Sandra Moya candidata à vice, disse que a responsabilidade para o cargo é grande, mas que tudo será superado pelo trabalho. De família pioneira, aprova a experiência de José Maria e deseja aprender com o ex-prefeito e ex-deputado. Sandra quer colaborar para o desenvolvimento, além da cidade ter talentos a serem descobertos e valorizados. “Os projetos que serão implantados devem contar com a participação popular”. Sendo a 1ª mulher de Ibiporã a se candidatar à vice-prefeitura, Sandra ressalta que tanto o ministro Paulo Bernardo e o deputado André Vargas, estão com as “portas abertas” para Ibiporã em Brasília.
Por fim, José Maria encerrou a convenção. Em suas palavras agradeceu a presença de todos, o apoio dos companheiros, a indicação a candidatura e ponderou que a família é base dos valores morais. José Maria falou que a coligação do PMDB foi fundamental para essa caminhada. Sem promessas de campanha, devido o clima de confraternização e amizade que havia, o candidato se pautou pelos valores morais e pelo resgate daquilo que a cidade carece. O exemplo está na saúde que precisa de médicos, dentistas e oftalmologistas. Ele relatou que uma moradora do Jardim San Rafael lhe disse, que na época em que sua mãe estava grávida e ele era o prefeito, havia pré e pós-natal às gestantes. Hoje esse serviço não funciona a contento. José Maria ressalta que em hipótese alguma a educação pode ser esquecida. “Povo educado tem saúde. Trabalho e desenvolvimento também são importantes. Precisamos de um novo parque industrial que desenvolva o município, de grandes avenidas que abram a cidade, qualificar os jovens para tenham empregos de melhor qualidade.”
Focado no futuro, o candidato do PMDB falou que em breve será inaugura a Universidade Federal Tecnológica bem perto de nós e Ibiporã precisa aproveitar essa oportunidade se estruturando para atender a demanda com transporte e vias. Outros pontos foram o aumento da receita, a terceira idade e a necessidade da criação de escolas em tempo integral para que haja boa formação aos alunos de Ibiporã. “Assim, a criança será retirada da rua e encaminhada às escolas”.
Durante a convenção, foram apresentados vídeos com a trajetória da cidade e depoimentos a respeito dos candidatos. Num desses vídeos foi contada história de Ibiporã e dos pioneiros que desbravaram a mata acreditando no progresso.

Nenhum comentário: