segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ong dos Skatistas de Londrina

A formação de uma Organização Não Governamental, a ONG, demanda tempo, dedicação, além de muitas vezes ser um trabalho não remunerado. Assim é a ONG dos Skatistas de Londrina, formada há nove anos e documentada em estatuto desde o dia 10 de julho de 2006.
O atual presidente da entidade, Claudemir de Oliveira, 23 anos, que mora no Ilha do Mel e pratica o esporte desde os 14 anos, diz que tudo começou no Maria Celina. “Havia muitas pessoas que nunca andaram de skate, mas que tinham vontade de praticar o esporte. Aliado a isso, havia a galera que já andou, mas que desejava voltar”. Com muito humor ele lembra que no inicio da ONG, existia apenas um skate, um corrimão e uma rampa para mais de vinte atletas. “A improvisação era total”.
Rogério Clayton de Souza, 22 anos e morador do Parigot III notou que a participação, mesmo com um skate, era maior a cada dia e com isso começaram a fazer outras rampas e obstáculos na rua. Isso trouxe mais membros para a ONG, que hoje tem em torno de 80 voluntários entre locutores, atletas, fotógrafos, montadores e carregadores de pistas. Clayton observa que o skate é uma atividade saudável e ajuda no raciocínio.
Outro membro da ONG dos Skatistas de Londrina é Majel Carlos Moreira, 22 anos e que mora no Maria Celina. Majel diz que a ONG faz diversas apresentações nas escolas, mercados e academias. “São feitas manobras e levamos palestras que abordam o skate contra as drogas, o skate contra a violência, além de outros temas relacionados à saúde, educação, religião, cultura e comportamento”.
A receptividade é tão boa, que eles se lembram dum evento no Patrimônio Espírito Santo, onde a platéia nunca tinha visto algo parecido. “Todos gostam porque as manobras envolvem adrenalina, agilidade, força, técnica, além da determinação”, diz Claudemir. Apesar do skate ser uma prática saudável, que contribui com a formação física e do caráter, os integrantes da ONG observam que há muito preconceito com o esporte. O mesmo é originário da falta de espaços urbanos, além de muitos acharem perigoso andar de skate nas vias públicas.
Aos interessados em conhecer o trabalho da ONG dos Skatistas de Londrina, pode entrar em contato pelo e-mail skatistasdelondrina@hotmail.com ou procurar no Orkut a comunidade Skatistas de Londrina. A ONG lembra que nos próximos dias 26 e 27 de julho, ajudará a organizar, em Apucarana, a I Etapa do Circuito Apucaranense de Skate. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 99720381 com Jean Mutante.

Nenhum comentário: