quinta-feira, 31 de julho de 2008

Movimento Nacional


Campanha em defesa do diploma de jornalista ganha novos apoios

As ações da FENAJ, dos 31 Sindicatos de Jornalistas e de entidades parceiras da campanha em defesa do diploma ganharam novas e importantes adesões nos últimos dias. A agenda de atividades preparatórias à Semana Nacional de Luta também teve o anúncio de mais eventos. O movimento cresce com velocidade à medida que se aproxima o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma como requisito para o exercício da profissão.
No Rio de Janeiro, nova manifestação do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Muniz Sodré, teve boa receptividade. Em seu mais recente artigo, ele afirma que “Informação não é mero produto, nem serviço: é o próprio solo da sociedade em que vivemos, é o campo onde joga o cidadão. Se a garantia dessa formação adequada se espelha hoje no diploma, viva o diploma” (para acessar o artígo, clique aqui.
O professor de história e candidato a prefeito de Salvador pela Frente de Esquerda (PCB, PSOL e PSTU), Hilton Coelho, também respaldou o movimento. Ele sustentou em nota pública que “Tratamos aqui não apenas de uma questão corporativa. A luta travada pela Federação Nacional dos Jornalistas e os Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil se insere na luta mais geral pela verdadeira democratização da comunicação e para assegurar que os profissionais que atuam nesta área tenham um alto nível de qualificação técnica, teórica e, principalmente, ética”,
Já no Rio Grande do Sul, a Câmara de Vereadores da cidade de Esteio aprovou, na semana passada, moção de apoio à luta em defesa do diploma. Na defesa da moção de apoio, o presidente da Câmara, Luiz Duarte, ressaltou a importância do diploma do Jornalista como em qualquer outra profissão, que exige preparo, embasamento teórico nos bancos universitários e ética. "O diploma é uma das principais garantias de compromisso com a informação séria, livre e de qualidade", comenta.
Os dois mais recentes apoios à luta dos jornalistas e da sociedade na Paraíba foram do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, João Arlindo Correia Neto; e do presidente-licenciado do Clube dos Oficiais do Estado da Paraíba, Coronel Francisco de Assis Silva.
No Espírito Santo, dia 4 de agosto, às 15h, a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Suzana Tatagiba, ocupará a Tribuna Livre da Assembléia Legislativa para falar da Campanha Nacional em Defesa do Diploma e da Regulamentação da Profissão. No dia 13 de agosto tem panfletagem de material da campanha no 4º encontro do evento Sustentável 2008, que será realizado em Vitória. Diretores do sindicato e estudantes também farão panfletagem nas faculdades no retorno das aulas.
O curso de Jornalismo do Ielusc, em Joinville (SC), vai marcar a semana de mobilização em defesa da formação superior com uma audiência pública na Câmara dos Vereadores, dia 14/8, quinta, às 19h30. A iniciativa buscará envolver a comunidade acadêmica, os profissionais de imprensa e organizações da sociedade.
Qualquer cidadão pode encaminhar sua manifestação de apoio ao diploma. Para isso, basta entrar em "eu apóio a regulamentação" para deixar mensagem ou apenas para incluir o nome como apoiador no abaixo-assinado digital

Nenhum comentário: