segunda-feira, 28 de julho de 2008

Notas Eleitorais

Segundo o Cartório Eleitoral de Ibiporã, nesse ano não haverá alteração no número de cadeiras no Legislativo. Ao todo são nove vagas, de acordo com a quantidade de eleitores cadastrados, que em Ibiporã é exatamente 34.409, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para quem não sabe, o Cartório Eleitoral cuida do Título de Eleitor, Registro de Candidaturas e prepara a eleição. Os funcionários do Cartório passam por treinamentos e disseram que as urnas eletrônicas já chegaram a Ibiporã. Ao todo são 98 locais de votação e a cidade possui 110 urnas, caso ocorra algum imprevisto.

No inicio de agosto começam a ser notificados os mesários que trabalharam no dia da eleição. Os cargos consistem em: Presidente, 1º e 2º mesário, 1º e 2º secretário. O treinamento, que será no Tribunal do Júri do Fórum, é de um dia.

"Dê uma aula de Cidadania nestas eleições. Seja mesário voluntário". Com esse slogan, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e Assembléia Legislativa convidam todos os paranaenses aptos a se candidatar voluntariamente para trabalhar como mesário no dia da eleição. Um mesário recepciona e orienta os eleitores, coordena trabalhos da mesa receptora de votos e colabora com a realização das eleições. As inscrições podem ser feitas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pela internet, no site http://www.tre-pr.gov.br/ ou procurar o Cartório Eleitoral em Ibiporã, que fica na Avenida dos Estudantes, 351, com o Título de Eleitor em mãos. Ele funciona de segunda a sexta, das 8hs30min às 11 horas e das 13 às 17 horas. Como estamos no período eleitoral, o cartório funcionará aos sábados e domingos, das 13 às 17 horas.

Os voluntários ganham dois dias de folga por dia de convocação, vale alimentação no dia do pleito e aos estudantes universitários são vinte horas extracurriculares. Em caso de empate no Concurso Público, é critério de desempate, caso haja previsão em edital.

Vamos lá participe e exerça o papel da cidadania. Ser mesário voluntário significa saber que um país cresce com o seu povo e que cada cidadão deve fazer parte no processo democrático. Além disso, ele dá condições para que os eleitores possam exercer a cidadania, garantindo a transparência do processo democrático.

Fiquem em alerta! Na data da eleição poderá ser feita apenas a "manifestação silenciosa", onde o eleitor poderá ir com a camiseta do seu candidato votar. O agrupamento de pessoas com camisetas de candidatos, a distribuição de santinhos e carros de som estão proibidos. Se houver flagrante, a pessoa será encaminhada a um local fechado e liberada ao fim da votação. Se houver agravante, a pessoa sofrerá processo penal.

Nenhum comentário: