segunda-feira, 3 de maio de 2010

ANÁLISE CRÍTICA DOS EDITORIAIS DO VALOR ECONÔMICO

O trabalho analisa a postura de cinco editoriais do jornal Valor Econômico frente à crise política instalada no partido do Governo e mostra a relação entre o jornalismo e as esferas do poder econômico e político.

INTRODUÇÃO

A importância do jornalismo na sociedade contemporânea é imprescindível para compreendermos diversos processos políticos e econômicos dos quais somos dependentes. Como por exemplo, os motivos que levam ao aumento dos combustíveis, à desoneração ou aumento de impostos, à queda ou aumento da inflação, ou o que leva os políticos a tomar certas decisões na tentativa de mudança dos pilares da economia. Este discernimento, criado para o leitor através dos jornais, faz com que haja avanço na esfera social, dá confiabilidade e crédito para o jornalista e possibilita que o mesmo publique notícias decisivas para a tomada de posição dos leitores. Nesta lógica, os editoriais guiam a opinião dos jornais e encaminham seus leitores a uma posição sobre assuntos de grande relevância.
Desta forma, afirmamos que a população leitora brasileira, ao ler e compreender os editoriais, criará justificativas e argumentos para questionar os infratores da nossa recente democracia. Cabe à população leitora maior crítica e fiscalização sobre os meios políticos e tudo o que possa vir a corrompê-los. A partir disso não haverá discrepância entre os direitos dos cidadãos e os objetivos dos políticos que, em sua maioria, trabalham contra o interesse público, não respeitando a democracia e geralmente agindo contra os princípios éticos. O jornalista, por sua vez, enquanto agente fiscalizador do meio político, deve sempre combater a corrupção, agir como intermediador entre a esfera pública e a sociedade para que as normas éticas sejam cumpridas da forma mais coerente possível, através da cobrança de medidas transparentes que acabem com as desigualdades.
Mas como o profissional jornalista pode fazer isso? A questão é simples: ao escrever um texto, ou editorial, o jornalista deve ser consciente de quer suas palavras podem exercer muita influência e até mudar a opinião do leitor sobre determinado assunto. Por meio da persuasão, o jornalista deverá criar na consciência coletiva dos leitores, argumentos políticos e questionamento sobre os erros vindos de quem detém os poderes políticos e econômicos. Ao cumprir esta função, orientando-se pela ética e pela moral, o profissional alcançará seu objetivo de levar a verdade aos leitores, acima de tudo.

Baseado na ética e na verdade, esta monografia tem como objetivo principal a análise crítica dos editoriais do jornal Valor Econômico. Voltado a segmentos de leitores com orientação político-ideológica mais à direita e de razão conservadora, o Valor Econômico afirma, claramente, em suas páginas, que “oferece um panorama abrangente e confiável do que ocorre na esfera produtiva, capaz de auxiliar na tomada de decisões pelos agentes econômicos.” Aliás, esta proposta mostra-se indispensável às camadas sociais que detêm e exploram os meios de produção capitalista, porém inviável e de pouco alcance para a maior parte da população que constitui a base da pirâmide social.
Gerido e gerenciado por dois grupos econômicos (Grupo Folha e Infoglobo), o Valor é um jornal indutivo e intermediador dos interesses da elite econômica para a manutenção da ordem capitalista. Questiona-se o significado de um jornal que não é voltado para as classes mais populares, mas direcionado exclusivamente a segmentos da elite capitalista. Este jornal pode omitir denúncias de injustiça, de corrupção e de incompetência no trato dos assuntos públicos, em benefício próprio ou corporativistas?

A todas estas hipóteses, que foram levantadas, devemos reconhecer que a importância deste trabalho é a análise da linha editorial de um jornal que se diz defensor “do desenvolvimento do mercado de capitais”, independentemente de ser público ou privado. O jornalista deve levantar a bandeira da ética e, acima de tudo, defender o que é de benefício público e social.

Nenhum comentário: