segunda-feira, 3 de maio de 2010

2 a) - Dostoievski tenta mostrar o indivíduo dentro de seu habitat sócio-histórico, onde a particularização do homem dentro do quadro da sociedade o descreve como um ser inquestionavelmente, brilhante, versátil, inteligente e imaginativo, embora a perversão o tornou sórdido. Dostoievski extravasa sua elaboração inconsciente e criatividade no feitio consciente, deliberado, de sua obra, onde o ímpeto da criação inconsciente do seu mundo psicológico. As contradições, os desencontros, as perturbações, aflorem de modo límpido, reconhecíveis. Está em trazer para a tona o outro lado da consciência, em revelar a complexidade terrível de nosso mundo interior. Sua trama cotidiana é refletida pelo discurso alucinado e veemência desordenada, fluxo contínuo de voz e fala sempre transbordante, além de trazer narração de vazios, reentrâncias e saliências. Raskolnikov se mostra no mundo em movimento pela sua angústia e desordenamento que não permite perspectivas. É um homem perturbado mentalmente e que tem de se haver com seu interior medíocre e insensato, reflexo talvez de um mundo exterior medíocre e insensato. Ele vive em São Petersburgo, lugar onde o abafamento e o mal cheiro causado pelo verão afetou de modo súbito e desagradável os já abalados nervos do jovem. Porfiri, afirma a Raskolnikov que toda a questão do artigo consiste em que todos os indivíduos estariam divididos em ordinários e extraordinários. Este pensamento é um dos componentes centrais do personagem. Bakhtin chama de limiar este limite, como um muro de pedras, podendo ser entendido como as leis da natureza, ou as conclusões das ciências naturais, ou a matemática, ou o racionalismo. De certo é que há um limite ao homem, e cabe-lhe parar diante desse limite e igualar-se ao resto da manada ou ultrapassá-lo, ainda que á custa de terríveis sacrifícios. Na obra encontramos duas afirmações capazes de suscitar diversos questionamentos, especialmente diante da violência que estamos vivenciando no cotidiano de nosso país. O autor diz que "Não é repelindo o homem que ele se corrige; e muito menos um rapaz. Com o rapaz novo é preciso o dobro da prudência". E prossegue, afirmando: "...o meio significa muito na criminalidade..." A afirmação surpreende pela sua atualidade, apesar de ter sido apresentada há muito tempo atrás.
2 b) - "Nina", de Heitor Dhalia, baseado em Crime e Castigo, tenta ao estilo pós-moderno criar uma narrativa própria para explicar como o homem, a partir da pobreza e da miséria, gera situações que podem terminar em desgraças. Nina, a personagem principal do filme, distingue os ordinários dos extraordinários, idéia presente no original. Mas o personagem do livro comete um crime para levar a cabo seus estudos. Crendo ser um extraordinário, matar é algo então justificável. Nina é uma é uma boçal que não honra o aluguel há meses, parecida com Raskolnikov, além de ser uma jovem que passa seus dias perambulando pelo submundo paulistano. Devastada por seu próprio jeito de encarar a vida, ela é humilhada por Eulália, dona do quarto que ela aluga. Fazendo tudo para manter seu emprego de garçonete e não perder suas referências, ela sofre sérias afrontas da proprietária, que viola sua correspondência, rouba o dinheiro que a mãe envia e ainda tranca a geladeira com medo de ter sua comida roubada pela moça. Em seu universo triste e particular, Nina desenha compulsivamente e parece não se ajustar ao cotidiano agitado da metrópole. Seu jeito introspectivo e tolerante quanto às maldades de Eulália muda quando a jovem é despejada. Apresentada ao novo morador da casa, ela toma uma atitude inesperada, que terá conseqüências arrasadoras para o restante de sua existência. Arrogante, se vê acima dos ordinários. Nina seria uma ordinária, e a premissa dostoievskniana não passa de um timbre. A trama consegue traduzir o olhar de Nina e traz ao mundo o distópico que faz de "Nina" necessariamente uma pessoa criminosa. Sua adesão à autocomiseração é covarde e jamais questiona a idéia da vilania da metrópole.

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