quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Projetos analisam segurança alimentar

Elisa Yoko Hirooka, docente líder do grupo de pesquisas em Segurança Alimentar e Toxinas, da Universidade Estadual de Londrina, desenvolve os projetos "Produção de reagentes imunológicos - Transferência de Tecnologias" e "Cianobactérias e microcistinas em água", ambos por alunos e pesquisadores da UEL.
Os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado dos cursos de Ciência de Alimentos, Farmácia e Bioquímica, Veterinária e Química, estudam como controlar toxinas de fungos (micotoxinas) e cianobactérias. "Isso ajuda os profissionais saírem preparados para o mercado de trabalho e atuar conforme as necessidades nas áreas analíticas, microbiológica, instrumental, biotecnologia e de reagentes", diz.
Elisa afirma que devido o Brasil depender muito do agrobusiness, precisa agilizar a qualidade do controle das pragas agrícolas e o desenvolvimento de tecnologias para garantir a segurança sanitária dos alimentos.
Um problema enfrentado pelo país é a aquisição de kits, específicos por exame, usados em laboratórios químicos para detectar contaminação em alimentos. O Brasil é muito dependente desta tecnologia estrangeira, tendo seu valor muito elevado, com preços que variam de R$1.000,00 a R$10.000,00 a caixa para trinta análises. "O preço é muito alto para os padrões da nossa agricultura".
Outro objetivo da pesquisa é a formação de recursos humanos capazes de criar este tipo de produto, além da importância da tecnologia visar à melhoria do controle de microrganismos e toxinas sobre gêneros de consumo interno e para exportação. "Queremos criar a mentalidade profissional para o cientista discutir e debater o assunto com a comunidade externa à universidade".
Fungos e bactérias, segundo Elisa, são comuns e crescem no meio-ambiente. No entanto, se a situação ficar favorável ao microrganismo, ele pode produzir toxinas nos alimentos e gerar doenças cancerígenas. Estudos procuram descobrir formas de controlar e evitar a contaminação a todos os tipos de alimentos e principalmente da água.


Toxinas em alimentos de origem vegetal

A farmacêutica Simone Fujii, doutoranda em Ciência do Alimento desenvolve o projeto "Produção de Imunoreagente, visando ao desenvolvimento de Coluna de Imunoafinidade para diagnósticos de Ocratoxina". O objetivo é desenvolver kits de colunas de imunoafinidade para análise de micotoxinas em alimentos.
Micotoxinas, segundo Simone, são classificadas como toxinas naturais, principalmente em alimentos de origem vegetal. Produzidas desde o início da cadeia produtiva, a micotoxina gera toxicidade crônica, como a ocratoxina, causada pelo do Aspergillum ochraceus e Penicillium verrucozum. Presente no café, as ocratoxinas podem gerar câncer e deficiência nos rins em longo prazo. "O projeto prevê o desenvolvimento de uma coluna (kit) reutilizável capaz de realizar trinta exames. Isso irá reduzir o custo e a dependência da importação", afirma Simone.
O método usado é o cultivo de células de camundongo (conforme o Código de Ética), para posteriormente produzir o anticorpo que dará possibilidade da criação da coluna. Testes preliminares com a coluna de imunoafinidade conseguiram reter a toxina do ocratoxina, porém, a quantidade de experiências deve ser muito grande para confirmar o método. Simone diz que “esta análise é”
importante para manter e controlar a qualidade dos alimentos, devido os compradores exigirem a análise de micotoxina".
Ela recomenda que o agricultor deve prestar atenção e cuidado com a colheita, armazenamento, manejo e análise dos produtos agrícolas, esses procedimentos, quando feitos corretamente, diminuem a contaminação e proliferação de fungos. Os benefícios da pesquisa são inúmeros, devido o controle, através de metodologias confiáveis e de custo acessível ser essencial para garantir fornecimento de alimentos isentos de contaminação por toxinas.


Monitoramento de água contaminada

Elisabete Hiromi Hashimoto, doutoranda em Ciência de Alimentos, trabalha com monitoramento de água contaminada por microcistinas, toxinas produzidas por cianobactérias freqüentes em água e desenvolve o projeto “Imunohistoquímica, visando ao controle de cianofíceas na piscicultura”. A doutoranda diz que o enriquecimento de água, por descarga de esgoto; lixiviação de solo fertilizado; e piscicultura que enriquece o meio com nutrientes, favorece o florescimento de cianobactérias que produzem cianotoxinas, algumas apontadas como promotoras de tumor. O limite permitido é de 1mg/l.
Elisabete Hashimoto se dedica aos estudos com a tilápia (uma espécie de peixe) devido o uso de ração na piscicultura, que favorece o enriquecimento da água. A cianobactéria produtora de toxina é consumida pelo peixe e afeta a saúde humana através da cadeia alimentar. Para descobrir se o peixe está contaminado, existe a técnica da imuno-histoquímica, que consiste numa reação antígeno-anticorpo diretamente no tecido do peixe. Esta mesma toxina (microsistina) foi encontrada no reservatório de água que abastecia uma clínica de hemodiálise em Caruaru, em Pernambuco no ano de 1996.
A doutoranda diz que muito pode ser feito para controlar as cianobactérias, como a atuação consistente de cada segmento, integrado com o setor produtivo a partir do controle, higienização e monitoramento da água e do pescado.

Nenhum comentário: