segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Preservando a memória - Time de futebol, do Heimtal, tem mais de 50 anos

Reinold Strass e José Caponi arrancaram os tocos de Santa-Bárbara do terreno e fizeram as traves de vigota: estava pronto o primeiro campo do Patrimônio

Em 1952, no Heimtal, Reinold Strass e José Caponi deixaram de jogar bola na rua. Eles arrancaram uns tocos de santa-bárbara que havia no terreno, onde hoje é a praça do Patrimônio, e fizeram o primeiro campo de futebol com traves de vigota. O jogo de estréia foi contra a Fazenda Maria Lúcia e muitas outras partidas se seguiram, movimentando os domingos do lugarejo. Em campo, times das fazendas Santa Ana, Cascatinha e Primavera.
Caponi, que mora até hoje no Patrimônio, chegou em Londrina no dia 8 de dezembro de 1948, vindo de Jacutinga, interior de Minas Gerais. Ganhou, da avó italiana, o apelido de Zizi, trabalhou na Viação Garcia, na antiga empresa de Energia Elétrica do Paraná e foi barbeiro. Por sua iniciativa, foi criado o primeiro time veterano do Heimtal, em 1º de maio de 1980 e que atua até hoje.
Em 1959, quando a rodovia João Carlos Strass era de terra e na Região Norte de Londrina, só tinha café, o campo que hoje é utilizado pelo Heimtal Futebol Clube foi construído num antigo canavial e teve Antonio Caponi, pai do sr. José, como primeiro presidente.
José Marcolino, 69 anos, o Zé Badu, que mora há mais de 50 anos no Patrimônio, veio de Orandi, Bahia, para trabalhar com os pais como lavrador. Entrou no time como quarto-zagueiro e recorda que antigamente as partidas eram disputadas com bolas de capotão e os placarem não passavam de 1 x 0 ou 2 x 1. "Eram partidas difíceis, mas conquistamos vários troféus", comenta.
Zizi observa que hoje pouca gente vai ao campo. "Antes, quando tinha jogos na praça do Heimtal, as pessoas vinham dos sítios e das fazendas da região para assistir as partidas", relembra.
Atualmente, o Esporte Clube Heimtal se mantém com a ajuda de amigos, com a venda de espaços publicitários no campo e com a promoção de bailes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns pela iniciativa de montar um Blog e principalmente pela qualidade do conteúdo e das matérias apresentadas. Suas pautas são ótimas também, bicho! Continue assim, desenvolvendo este bom trabalho. Abçs, Fernando.