quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Comendo bem e barato - Cascas e talos também vão para a panela

Talvez você não saiba, mais existe uma gama de alimentos jogados no lixo que são ricos em vitaminas. Para que não haja desperdício, a comunidade do bairro João Paz, em Londrina, se organizou para ministrar cursos que ensinam as donas-de-casa a melhorarem a dieta da família e a economizar na hora de cozinhar. As aulas são dadas por Dinorá de Paula Fernandes de Lima, 58 anos, pioneira no João Paz, que aprendeu a incrementar as refeições dos quatro filhos sem gastar muito. "Tinha que colocar comida na mesa para as crianças, não podia trabalhar fora, meu marido era viajante e o dinheiro era curto. O jeito era encontrar uma forma de cozinhar bem e com economia", justifica. "Muitas coisas eu comprava, outras plantava no fundo de casa, como cenoura, beterraba, verduras, etc", revela.
Ela aprendeu a utilizar as cascas, talos, sementes e folhas que poderiam ir para o lixo. Além de economizar no mercado, dona Dinorá se orgulha da saúde dos filhos - todos com mais de 20 anos hoje. "Economizei na farmácia e no dentista porque todos têm dentes muito bons. Meu filho de 24 anos nunca nunca teve uma cárie."
Cozinheira profissional, ela aprendeu sozinha a aproveitar as sobras. "Quando a gente está grávida, o médico dá muitas orientações. Com a vinda dos filhos, escutei muita coisa importante", acrescenta. "O que seria jogado fora deve ser bem lavado e deixado de molho com um pingo de água sanitária. Depois de limpos, devem ser cortados em pequenos pedaços. São ótimos no preparo de refogados, sopas e para misturar ao arroz e na carne."
Com os filhos crescidos, Dinorá decidiu passar adiante sua experiência, ensinando que todos estes alimentos são ricos em vitaminas, ferro e cálcio, além de serem indicados para pessoas com anemia e outros problemas de saúde. "As folhas verdes, por exemplo, tem grande concentração de ferro e cálcio", diz baseando-se na cura de um dos filhos. "Couve batida no liquidificador é bom para úlcera também", indica. Apesar do hábito de comer verduras não ser comum entre as crianças, a cozinheira afirma que cabe à mãe ensinar e usar a criatividade na hora de cozinhar. "Meus filhos aprenderam a comer de tudo", acrescenta.

Nenhum comentário: