segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Parcerias mostram a arte cambeense pelo mundo. (Por Aldo Moraes)

Cambé tem feito um importante intercâmbio cultural com artistas e educadores sociais da região e de outras partes do mundo.                                                          
Na literatura, os poetas cambeenses Valdir Rodrigues (um neo-romântico com versos que transitam entre sentimentos metafísicos, valores familiares e o romantismo propriamente dito) e Vagner Xavier (que escreve de maneira despojada sobre o cotidiano, amores desfeitos e reflexões sobre a arte, além de ter influências de autores beatniks e modernistas brasileiros) tem forte ligação com o município e Cambé está presente de forma direta ou subjetiva em tudo o que fazem. Ambos lideram o Coletivo Anestesia, que divulga o trabalho de autores do Paraná no Brasil. Além deles, Jean Carlos Barusso (Arapongas), Claudinei de Freitas Jr (Jaguapitã), Alisson Joaquim (Cambé) e Aldo Moraes (Londrina) fazem parte do grupo. Valdir Rodrigues também faz um importante intercâmbio com o artista plástico José Bivar, de Portugal. Nesta parceria eles mantêm o blog Entrelaçadas, onde a produção cultural local e da região são divulgadas em Portugal e outros países da Europa. Por conta do intercâmbio, Valdir Rodrigues está produzindo um livro de poemas que será lançado em Portugal e divulgado em eventos brasileiros. Na obra consta trabalhos de autores “Além-mar”, como os renomados Manuel Neto dos Santos, Joaquim Morgado, Josefa Lima, Pedro Oliveira Tavares, João Miguel Pereira e a obra plástica de José Bivar.                         

Tendo como foco a poesia e a história do município, já foram realizados varais literários em Londrina, Florianópolis, Brasília (Embaixadas de Congo, África do Sul, Angola, Argélia, Cabo Verde, Portugal) e estão previstos outros no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.                                                                                               
Eventos como o I Varal Cultural, realizado em 14 de maio, teve o apoio da Funcac e o objetivo foi mostrar e valorizar a cultura produzida em Cambé. Os autores também foram divulgados na I Feira Afro-Indígena de Londrina. Os varais e saraus têm parceria com o “Batuque na caixa”, que confeccionou cerca de 5.000 folhetos com os autores citados e com alunos da oficina de literatura, como as crianças Heloisa Martins, Mariane Oliveira, Carlos Eduardo, André Luigi, Yago Gabriel de Oliveira, Lucas Montanini, Joice Teles da Silva, Letícia Inocêncio, Emily Giovanna, Juliana Viana, Natália Bianca e Priscila Lemos.                                                 
Na música, o Mc Banana Flow desenvolve projetos arte-educativos em Londrina e realizou alguns eventos aqui, com destaque para o “Hip Hop com Cristo”, realizados na Praça CEU e Igreja Batista Renovada. Ambos foram voltado à juventude e para arrecadar alimentos para a comunidade. 

Nenhum comentário: