terça-feira, 30 de agosto de 2016

17ª Regional de Saúde está em alerta com o Aedes Aegyptis


Com o objetivo de minimizar os efeitos do mosquito Aedes Aegyptis, o Hospital São Camilo e a 17ª Regional de Saúde, através da Dra. Terezinha Sanches, diz que a população jatainhense deve ficar alerta para controlar e erradicar as doenças causadas pelo mosquito. “Não podemos ficar a mercê de um mosquito que traz a dengue, chicungunha e zika vírus. Esta última doença é prejudicial e clinicamente compromete a inervação da coluna, causando a paralisia Guillain-Barré no feto, que destrói o cérebro e não o deixa evoluir, causando a microcefalia. O perímetro encefálico normal mede em torno de 32 centímetros e com a doença ele não se desenvolve, fazendo a criança ser portadora de necessidades especiais devido a problemas mentais”, afirma.          

Desde setembro de 2015 a população de Jataizinho é orientada pela 17ª Regional de Saúde quanto às ações de combate ao mosquito, sendo isto uma orientação da Promotoria de Saúde, que questiona a situação de risco, número de funcionários e agentes de endemias e comunitários envolvidos para atender o município. Além disso, agentes federais foram cedidos e o Governo do Paraná forneceu recursos no intuito de ampliar as ações da Vigilância Sanitária através do VigiaSus. Isto envolve contratação de pessoal e obtenção de medicamentos para ser distribuído à população. A doutora ressalta que o Governo Federal anunciou que em breve, as gestantes inseridas nos programas sociais receberão repelentes, porém alguns municípios já compraram o produto com verba própria e distribuiu para as gestantes de situação sócio econômica carente. “Isto varia de município e Jataizinho tem condições de realizar esta ação. Há cerca de 140 grávidas no município e acredita-se que algumas não precisam da assistência pública, mas outras sim. As grávidas devem andar vestidas adequadamente para evitar contato com o mosquito, usando calças compridas e claras, uma vez que ele prefere roupas escuras”, ressalta. Ela complementa informando que a 17ª Regional de Saúde realiza ações contundentes através do trabalho de campo para eliminar criadouros, como um check list e o apoio da sociedade civil organizada, representada por igrejas e comerciantes. “O morador deve eliminar focos e criadouros de sua casa e acompanhar o agente de saúde, que deve ser rigoroso nas vistorias”.                                                                                                        

Além da limpeza dos quintais e a retirada dos entulhos, outra medida é a aplicação do fumacê costal e por caminhonetes. São dez máquinas costais que atuam na cidade e atendem a demanda numa ação que não pode ser interrompida. “A coleta do entulho e a limpeza pública de ruas e praças são fundamentais e é de competência do Poder Público, instituído na figura do município. Quanto ao fumacê, a população deve abrir portas e janelas, além de fazer a limpeza do quintal para a aplicação costal, uma vez que as equipes vão a todas as casas”, diz. Atualmente Jataizinho possui dois casos de zika, nenhum de chicungunha e 40 casos de dengue, todos confirmados por exames laboratoriais. Quanto ao diagnóstico, tratamento e notificação, as unidades de saúde e funcionários do município se destacam, sendo uma das melhores da 17ª Regional de Saúde. “O doente é acompanhado e não fica sem assistência, mostrando que há solução para um problema que antes a população não sabia tratar”, pontua.

Nenhum comentário: