terça-feira, 30 de agosto de 2016

Cultura e Esporte como instrumento social e de pacificação (Por Aldo Moraes)


Quando tivemos a iniciativa de realizar o “Batuque na caixa”, a amplitude da proposta na área da cultura era até então inédita em Londrina. O objetivo era percorrer os bairros e atender gratuitamente crianças e adolescentes com oficinas de música, literatura, teatro e ainda fornecer instrumentos, camisetas e material didático. Instituições sociais, religiosas e clubes já realizavam grandes trabalhos de inserção social desde a fundação da cidade. A mudança de visão naquele final dos anos 90 é que a atuação migrava para áreas como o Direito, cultura, esporte e meio ambiente, se consolidando com caráter de profissionalização e inserção real para os jovens.    
                                                                
A oportunidade de conhecer projetos iniciados ainda nos anos 80 em São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro nos deu a certeza de que era preciso abrir frentes nesse processo. Sendo que nossa região correspondeu às expectativas da comunidade, inclusive porque ações nesse campo já eram desenvolvidos como na Fundação Cultural de Ibiporã e Cambé.                                      

A cultura é fundamental como instrumento social pois agrega valores como trabalho em conjunto; concentração; disciplina; melhora na estima e criatividade que se expande para o cotidiano de crianças e jovens. Sabemos dos efeitos positivos que os cursos das Fundações em Ibiporã e Cambé trazem aos alunos das comunidades. Iniciativas como a Rede Cidadania (em Londrina) e projetos em várias áreas desenvolvidos por ONGs e artistas tem como retorno principal a cidadania e o acesso ao rico patrimônio cultural e histórico que faz o Brasil encantar o mundo.                                                                                           

O hip hop se destaca neste contexto e podemos citar iniciativas recentes que tem chamado a atenção: Hip Hop na Escola (coordenado por Banana Flow); Festival Hip Hopé Vermelho (coordenado por Mc Rei e Dj Fran) e Hip Hop sobre Rodas (Valdir Sujin e Banana). O “Som das Ruas” foi concebido na Zona Sul de Londrina e ganhou o país. São ações que motivam a juventude, profissionalizam e agregam uma ampla discussão sobre a sociedade atual.                 

O esporte é parceiro fundamental da educação e da cultura em projetos livres ou de contraturno. Sabemos que traz junto o conceito de uma vida saudável; a disciplina e o conhecimento de regras; a superação e um fator que o jovem leva para a vida toda: saber ganhar e saber perder. Além disso, muitas vezes projetos esportivos precisam de pouca estrutura para acontecer.                          

Para além do sucesso nas artes e do alto rendimento no esporte, projetos que democratizam o acesso transformam o conceito de uma geração e tem o poder de estimular a vontade para o livro, a prática de uma vida saudável, o cuidado com o meio ambiente e o respeito ao próximo. Ou seja, estas iniciativas ajudam na cultura de paz e do convívio respeitoso entre as pessoas, principalmente no respeito às diferenças. Acreditamos que o exercício da cidadania eleva a cordialidade e quebra barreiras de preconceitos onde vivemos.                                                                                                                                      
Por isso, saudamos a todos que colaboram para que a cultura e o esporte sejam instrumentos de transformação social. Esse é o poder concreto que a sociedade pode exercer unida no dia a dia de nossas cidades.


Nenhum comentário: