terça-feira, 16 de junho de 2009

Perfil Sandra Moya

Sandra Moya é formada em Educação Física e Pedagogia pela UEL. Nasceu em março de l968 no Hospital Cristo Rei em Ibiporã, cidade que cresceu e fez muitos amigos. Estudou na Escola Engenheiro Beltrão, no Colégio Olavo Bilac e ainda criança ingressou na Escola de Artes e Ofícios Paulo VI, como uma das primeiras alunas de dança. Como professora lecionou por dez anos em todas as escolas públicas de Ibiporã.

Filha de Lázaro de Moraes e Maria Moya de Moraes, Sandra atuou no comércio da família Moya, uma das que primeiro chegaram à cidade, orgulhosamente reconhecida pelo pioneirismo. Casada com José René de Lacerda, tem dois filhos: Vanessa e Vinicius.
Por ser ligada ao progresso do município, Sandra Moya foi convidada por José Maria, em sua primeira administração, para fundar a Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã. Com este trabalho, ela levou o nome da cidade para outros lugares do Brasil através da dança.
Sua capacidade foi novamente valorizada através do convite feito pela Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, para ser a madrinha da 1º turma, em Joinvile / SC. O Bolshoi, através do intenso trabalho social, oportuniza talentos e transforma famílias. E, baseada nesta filosofia de trabalho, Sandra Moya direcionou suas atividades como um das gestoras culturais de Ibiporã.
Entre os anos de 2005 a 2008 foi Secretária de Cultura, onde realizou diversos trabalhos, como a reformulação das atividades da Fundação Cultural e implantou novos projetos e cursos, sempre com a visão e a política de gerar oportunidades a todos.
Ao assumir a coordenação, em 2005, foi ao Ministério da Cultura em busca de recursos para a reforma do Cine Teatro Padre José Zanelli, que se encontrava em estado de degradação. Paralelamente à reforma, Sandra resgatou alguns projetos que estavam extintos como o Canto na Escola e o projeto Bravo, que deu continuidade ao antigo projeto Eco's, também criado por ela quando coordenadora da Fundação.
Uma cidade é feita de pioneiros que contam a história de como tudo começou. Com essa visão, a coordenadora Sandra Moya criou o "Nossa Gente, nossa história", que visa resgatar a história dos ibiporãenses, através da manutenção do acervo fotográfico.
Sempre com o objetivo de atender toda a comunidade, principalmente os bairros mais distantes, Sandra levou a arte para todos os 'cantos' através do Festibi (Festival de Teatro de Ibiporã), do Festival de Dança e Encontro de Corais.
É todo este amor a arte que Sandra estará transferindo as áreas da saúde, mulher, esporte, educação, trabalho, ação social, entre outras.

Nenhum comentário: