domingo, 7 de junho de 2009

Jardim Paulista: O bairro esquecido pelo Poder Público

Situados nas proximidades da Avenida Brasília e Lucia Helena Gonçalves Viana, o Jardim Paulista, Cantoni e Fortaleza, estão abandonados e poucas são as medidas para a melhoria da infra-estrutura, como a implantação de posto de saúde, escola, lazer e ônibus.

De acordo com o vigilante e morador do Jardim Fortaleza, Aédio Moreira Meireles, o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), é cobrado desde 1997, mas não há benfeitorias condizentes com as taxas.

É fácil constatar tal indignação. Ao darmos uma volta pelas ruas Brigadeiro Franco e Visconde Guarapuava, logo se nota a falta de bueiros e os moradores reclamam a falta de esgoto. “O trânsito na Rua Zacarias de Góes, que cruza com a Avenida Lucia Helena Gonçalves Viana, é perigoso devido o grande fluxo de veículos e pedestres. Diversos foram os pedidos de melhoria, mas nenhum foi atendido”, reclama Aédio, liderança da região.

O vigilante ainda aponta as poucas ligações com o Centro de Londrina, sendo a Avenida Brasília, uma via extremamente perigosa, que já ceifou muitas vidas. “Cobrar IPTU é fácil, mas porque não se faz benfeitorias?”, lamenta.

Outro problema grave e ambiental é a falta de galerias pluviais no fim da Rua Barão do Jaraguá, que acaba num terreno baldio. O morador ressalta que foi encontrado resíduos de óleo no local e a quantidade de água, vinda da chuva, facilmente provoca erosão, podendo causar um acidente como a queda de um muro ou a poluição do Ribeirão Quati, localizado nas proximidades.

Buscando uma solução, o Cincão Notícias constatou que muitos pedidos, como de capina de terrenos, roçagem de área verde, iluminação pública, instalação de semáforos, redutores de velocidade na Avenida Brasília, alteração de itinerário de ônibus, erradicação de arvores, abertura de bueiros, complementação de galeria pluvial e construção de boca de lobo foram deferidos pelo Poder Executivo.

No entanto, usando o bom senso e fazendo jornalismo engajado com as causas populares, fomos até a Secretaria de Obras e entregamos todos os ofícios deferidos ao titular da pasta, Nelson Brandão, para que se tome as devidas providencias.

O secretário se mostrou interessado em ajudar os moradores e se comprometeu em comparecer ao Jardim Fortaleza na terça feira (9), às 9 horas para verificar a situação dos bairros. Como é de se esperar, o Cincão Notícias vai acompanhar esta visita e trazer o resultado ao nosso maior patrimônio: você, nosso leitor.

Nenhum comentário: