quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caravana discute campanha de desarmamento

Londrina recebeu na última sexta-feira (29), na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura (CEAL), a "Caravana Comunidade Segura 2009". O objetivo foi mostrar as estatísticas e conquistas decorrentes da campanha do desarmamento.

A Caravana está percorrendo as 26 capitais do país, além de Londrina, a única cidade do interior a sediar o evento. A inclusão foi uma conquista do Conselho Municipal de Paz (Compaz) e da ONG Pazeando Londrina. Além dos debatedores e membros do Conselho estiveram presentes autoridades como o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly e a Coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (RML), Elza Correia.

Heather Sutton, Coordenadora de Mobilização da Área de Controle de Armas, do Instituto Sou da Paz, de São Paulo, expôs as estatísticas sobre a diminuição dos registros de homicídios por armas de fogo após a regularização da lei de porte de armas, de 2003. Isso mostra que a medida já aponta resultados positivos, porém ainda precisa de maior participação da comunidade.

Polícia Federal

O agente da Policial Federal em Londrina, Edivaldo Félix dos Santos, falou sobre as campanhas de recolhimento das armas entregues pela população. Para Santos, as pessoas ainda relutam em entregar suas armas, pois não sabem das penalizações que podem sofrer após o prazo legal para entrega, prorrogado até 31 de dezembro deste ano. "A população não acredita que o porte da arma possa vir a causar problemas posteriormente", conclui.

Os perigos em possuir uma arma de fogo são inúmeros e vão desde uma possível apreensão e prisão por posse ilegal, até a causa de acidentes envolvendo crianças e outras pessoas. Segundo o agente, a polícia tem trabalhado no recadastramento de todas as armas de fogo no país, mas ainda é grande o número de armamentos irregulares. Desde o início da campanha já foram retiradas de circulação cerca de 400.000 armas.

Pronasci

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) esteve presente através de seu coordenador estadual, Benjamim Zanlorenci, que relatou os trabalhos e projetos desenvolvidos nas 12 regiões mais violentas do país. São discussões organizadas junto à comunidade civil na orientação de atitudes que possam facilitar e agilizar o trabalho da polícia, proporcionando cada vez mais, condições concretas de segurança. Além disso, o principal direcionamento do Pronasci compreende a faixa etária de 15 a 24 anos, ou seja, é um trabalho focado nos jovens e que se refletirá futuramente.

O Programa pretende desenvolver vários projetos na cidade. Um deles, em parceria com a Polícia Militar, é o policiamento comunitário, inicialmente previsto para funcionar no Jardim Franciscato. Outro trabalho é junto aos jovens da comunidade, envolvendo cursos e oficinas. Os projetos estão tramitando e ainda dependem de aprovação.

A "Caravana do Desarmamento" é promovida pela OSCIP Viva Comunidade e pela Rede Desarma Brasil, e tem o apoio do projeto Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional da Segurança Pública e Ministério da Justiça.

Fonte: Projeto de Extensão em Assessoria de Comunicação da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Nenhum comentário: