terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mistérios e assombrações: Pescadores descobrem estátuas diabólicas no Tibagi.



Este fato aconteceu em 1980, aterrorizou os moradores de Jataizinho e foi notícia em jornal. O ocorrido se deu quando os pescadores Adolfo Pinto e Gonçalo Geremias, ao pescarem madrugada adentro, retiraram das águas, dum local chamado “paredão”, estátuas de um casal de diabos.
            Admirados com o achado, eles levaram as estátuas para serem fotografadas no Foto Santo Antônio. Elas foram deixadas lá, em exposição, por algum tempo. Mas, em seguida retiradas pelo proprietário do estabelecimento, que estava sendo atrapalhado no seu trabalho pelo grande fluxo de curiosos que se dirigiam ao local.
            A noticia da descoberta espalhou-se rapidamente e este foi o assunto comentado por vários dias. A partir dai, surgiram interpretações sobre o significado das estatuetas. Os supersticiosos acreditavam piamente ser um aviso do céu sobre catástrofes diabólicas que poderiam se abater sobre a cidade num futuro próximo; os otimistas ridicularizaram o achado, dizendo que não devia haver preocupação sobre as atividades ocultas dos demônios, pois estes já haviam sido descobertos e encontravam-se em lugar seguro e inativos.
As estátuas.
            Medindo pouco mais de um palmo de altura (elas podem ser comparadas a estatura humana, conforme uma foto da épocatirada junto aos pescadores), as estatuetas do casal diabólico são fundidas em ferro e davam a impressão de serem confeccionadas recentemente, pois não foram vitimas da ação corrosiva das águas.
            Com as características da imagem tradicional do diabo – tridente, chifres e rabo – as estatuetas despertou em quem as viu, a sensação de se deparam frontalmente com o próprio demônio, tal a impressão que elas causam, sobretudo pelo brilho misterioso dos olhos, emitido pelo reflexo do vidro vermelho.

Fonte: Folha de Londrina de 16/1/1980. 

Nenhum comentário: